segunda-feira, 20 de abril de 2015

Chá Verde

Olá!

Se há coisa sem a qual não vivo, é o chá. O chá verde faz parte da minha lista de eleição. Vamos falar um pouco sobre ele?

O chá Verde provém das folhas da planta Camellia sinensis, como os chás Branco, Vermelho e Preto, sofrendo apenas uma fermentação levíssima das suas folhas.

Este chá é o que contém maior teor de flavonóides. É rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas que conhecemos por radicais livres, e em tanino que ajuda a diminuir as taxas de LDL (mau colesterol), fortalecendo as artérias e veias, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias. Também possui substâncias que bloqueiam alterações celulares que dão origem aos tumores.
Contém ainda manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e vitamina B2.

Este chá é diurético.

Às suas propriedades benéficas são conhecidas há mais de 4.000 anos, sendo muito consumido na China e no Japão. Tradicionalmente tem vindo a ser considerado um precioso aliado para a saúde pelos povos orientais.

O chá Verde é extremamente versátil permitindo-nos muitas opções, para além da forma de infusão, de usufruir em seu sabor e aroma, bem como das suas propriedades nutrifuncionais.
Outras formas de utilizar o chá Verde.
- Em gelatinas, podendo usar o chá Verde preparado em substituição da água.
- Pode adicionar o chá Verde aos seus cereais, flocos de aveia, saladas de fruta e iogurtes, basta abrir os saquinhos de chá.
- Pode usá-lo em saladas, e molhos de iogurte.
- Use para temperar carnes assadas, em conjunto com molho de soja,  piripíri, limão, alho e hortelã, verá que vai gostar!
- Adicione também em massas para bolos e biscoitos, misturando bagas de goji, canela e nozes.
- Ao preparar marinadas, juntamente com o sumo de limão, alho e ervas aromáticas.
- Também poderá ser utilizado na preparação de pratos de arroz e massas.

Curiosidade: sabia que o chá que vem em saquetas tem uma moagem mais fina, possibilitando uma maior área de contato com a agua quente, o que permite extrair uma maior quantidade de antioxidantes benéficos para a nossa saúde.

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário