segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Jack O'Lantern





Reza a história que Jack, homem dado à bebida e muito ardiloso, por duas vezes enganou o diabo, conseguindo convencê-lo a não reclamar a sua alma no dia em que morresse.

No dia 31 de Outubro bebeu excessivamente e o diabo apareceu para levar a sua alma. Em desespero Jack pede mais um copo de bebida e o diabo concede, mas Jack já não tinha dinheiro e pede ao diabo para que se transforme numa moeda, pedido ao qual ele acede. Mal Jack vê a moeda, guarda-a na carteira cujo fecho está em forma de cruz.
O diabo pede desesperadamente para sair e Jack vê e aproveita a oportunidade, faz um trato com o diabo, liberta-o por mais um ano inteiro de vida, ao qual ele concorda, sem opção.
No ano seguinte o diabo aparece mais uma vez a Jack, enquanto este se dirigia a casa. Esperto ele convence o diabo a pegar numa maçã de uma árvore. Quando sobe o primeiro galho, Jack pega num canivete que tinha no bolso e desenha uma cruz na árvore. O diabo promete, então, partir por mais dez anos, mas Jack estava descontente e não aceitou a proposta, ordenando que o mesmo não o aborrecesse nunca mais. O diabo aceita e é libertado.
Para seu azar, Jack morre no ano seguinte e a sua entrada no céu é negada, ao que ele se dirije para o inferno. Quando chega, o diabo não perdoa e nega também a sua entrada, de castigo condena-o a uma eternidade na escuridão, deixando-o com uma brasa, que mais tarde utilizou para colocar dentro de um nabo a fazer de lanterna enquanto vagueava pelo limbo onde foi deixado.

halloween_abobora_nabo_jack

Desde então, Jack tem vagueado pela Terra.
Os irlandeses adotaram esse costume para celebrar a festa céltica de Samhain, que celebrava o fim do Verão.
O costume teria sido levado pelos emigrantes para os Estados Unidos e incorporado à festa de All Hollows Day (Dia de Todos os Santos) dando origem à festa de Halloween.
A mudança do nabo para a abóbora terá ocorrido quando se percebeu que este fruto, tão abundante na América, se prestava melhor à função de lanterna.

Segundo a lenda, há quem consiga ver uma pequena luz fraca no dia 31 de Outubro, significa que viu Jack passar em busca de uma saída da condenação a que foi submetido.


Beijinhos

Patrícia

2 comentários:

  1. Se passar por cá, eu aviso!! ;)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Te contar que eu não lembrava mais da história!
    Ótima partilha!
    Beijinhos
    Pryh
    *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderEliminar