sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Diário da Gravidez - 31 Semanas

Olá!

Vim eu de férias e com tantos preparativos deixei de fazer os resumos... My bad, I know!




Então já passamos as 31 semanas! Falta tão pouco...

Desde as 28 semanas que andamos em preparativos para festas, os aninhos do Nuno e o chá do bebé. Não é fácil pois ainda tivemos de remodelar o quarto, arrumar imensa roupa, separá-la por tamanhos e sabe-se lá o que mais! O certo é que para quem está a fazer as 30 semanas nós estamos muito bem encaminhados!
Nestes dias temos tido muito inchaço, algumas dores e umas quantas contrações de Braxton Hicks, a única preocupação é serem dolorosas, mas calma, antes de Setembro o nosso Denis daqui não sairá!

Temos feito alguma praia, sinto-me tão bem (como quem diz, sinto-me tão LEVE!) dentro de água que depois de entrar fico lá até ter rugas nos dedos! Nem imaginam, sabe tão mas tão bem, é pela sensação de leveza e frescura! Temos ido à praia logo cedo pela manhã, é a altura em que menos sentimos a diferença brutal de temperatura entre a água e cá fora!

O nosso menino tem estado bem, na próxima publicação já teremos a última ecografia feita, a das 32 semanas! já andamos em contagem decrescente e eu mortinha para que ele saia daqui para os meus bracinhos!
Nesta altura o crescimento do bebé começa a abrandar, agora vem a altura de engordar, cerca de meio quilo por mês, nesta semana deverá ter cerca de 1700g e 40 cm de comprimento. Nesta altura, o pulmão é o único órgão importante que necessita ainda de mais tempo para se desenvolver, pois não está pronto para o nascimento. Todos os restantes sistemas estão prontos e operacionais.

Sinais de Alarme - Mamãs, se nesta altura virem que têm bastantes contrações de Braxton Hicks, por exemplo em espaços inferiores a uma hora, mesmo que indolores, fale com o seu médico, pois podem ser sinais de parto prematuro. Outros sinais aos quais terá de dar atenção: um aumento ou mudança de corrimento vaginal, que pode ser mais aguado, manchado de sangue ou mucoso; uma dor abdominal ou cólicas semelhantes à da menstruação; pressão na área pélvica e dor na região lombar. O inchaço também pode ser um sinal de alarme caso se alastre para além das pernas, rosto e mãos, se assim for vá falar com o seu médico de imediato pois pode ser sinal de pré-eclampsia.

É possível que nesta altura as alterações de humor sejam uma constante, no meu caso são e muito, ora estou bem ora estou bem para mandar toda a gente ao.... lago Hahaha. Um conselho: deixe-se ir na corrente das suas emoções, sem se tornar psicótica. Não tenha problemas em sentir. E assuma que os dramas não seriam tão exagerados se a sua adrenalina não aumentasse devido às oscilações hormonais.

Leite, por esta altura e mesmo antes muitas futuras mamãs já notam algum corrimento no peito, é o chamado pré-leite, o peito está a preparar-se para dar o primeiro leite ao nosso bebé, o chamado colostro. A aparência do mesmo não é sempre a mesma, varia de mulher para mulher, numas pode ser espesso e amarelado, noutras pode ser mais aguado... O certo é que por enquanto aqui não há sinal de perdas de leite, mas comecem já a comprar discos para quando for necessário!

Lembrem-se de ter uma alimentação equilibrada, forcem-se a comer mais fruta e legumes para manter o bom funcionamento dos intestinos e pratiquem exercício físico, de forma controlada, isto vai ajudar a que se mantenham com a flora intestinal regularizada! Acreditem eu não tinha nenhuma razão de queixa, até agora.

Curiosidade - Os olhos dos bebés nesta altura serão azuis, a pigmentaçao permanente ainda não estará formada mas todos os bebés tem olhos azuis nesta fase do seu desenvolvimento.


E é isto que tenho para vos dizer, mas tenho mais para vos mostrar!



Mas que grande barriguinha hahaha mas, segundo o médico, é uma barriguinha muito saudável!

Beijinhos

Pat

4 comentários:

  1. Que barriga linda :D
    Beijinhos*

    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Estás tão linda!
    Essa barriguinha está mesmo gira!
    E ainda bem que tens tudo encaminhado ;)
    Eu já ando a stressar e só agora entro na semana 20. Mas, não quero deixar para o fim, sabe-se lá se terei energia ou não..lol
    E assim também é mais fácil distribuir os gastos ;)
    Beijinho grande*
    Lu, blogdamamalu.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mamã Lu, estou muito mãos calma agora, e sim é melhor ir fazendo e ir comprando as coisas com calma e tempo! Vou tentar preparar um post a falar disso agora q se acabaram as festas, beijinhos!!

      Eliminar