segunda-feira, 30 de abril de 2018

Rosa de Jericó

Já alguns de vós ouviram falar nesta planta, para alguns uma boa fonte de energia positiva, para outros uma bela e simples decoração da casa.

Energética ou não, o certo é que as coisas têm vindo a melhorar um bocadinho de dia para dia! Comprei-a por ser uma planta que não precisa de muitos cuidados, eu sou uma despassarada com plantas e as de terra nunca duram mais do que meras semanas.

Esta menina só precisa de água! Ela vem seca, enrolada em si própria e vai abrindo conforme a humidade em que se encontra, neste caso na água. 
É uma planta do deserto, rola sobre si pelas dunas até encontrar um bom canto com humidade q.b. para se reproduzir, enraizando nas areias. Quando a humidade não é suficiente, esta recolhe as suas raízes e continua a sua viagem até à próxima paragem, levada pelos ventos do deserto! Gostava de dizer que me identifico com esta planta, é uma espécie de nómada, mas eu não posso andar por aí sem destino, tenho duas pestinhas que precisam de estabilidade e eu não me importo.

Há lendas e orações ligadas a esta pequena, tudo bastante religioso. Esta é uma planta fantástica pois não dá trabalho, suga as energias negativas e exala energias positivas. Já esteve castanha (segundo algumas leituras por aí significa que está carregada de energias) e após mudar a água e a deixar por 5 segundos debaixo de água ela ganha a sua cor verde novamente.

Pode ficar completamente submersa ou não, há quem a deixe dentro de aquários balão completamente submersa, adicionam ainda moedas ao aquário como uma forma de chamar dinheiro e prosperidade à sua vida.

No dia em que nos cansar-mos de a ver, não há necessidade de a deitar fora, basta deixa-la secar pois ela volta a enrolar-se sobre si e, quando tiver saudade, volta-se a pôr em água e ela volta a abrir. Pode estar em estado seco durante vários anos, não são fáceis de encontrar para quem não sabe bem onde procurar. Pensava que só as conseguia a um preço absurdo nas feiras (como na Amadora que uma vez há bastante tempo queriam 15€ pela planta), mas se encontrarem lojas esotéricas conseguem comprar 3x mais barato.

Eu gosto dela não só pelo facto energético como estético, fica bem num prato fundo, numa taça, num aquário, não precisa de luz solar, o que por aqui é complicado quando não está ninguém em casa, e já a tenho à umas semanas verdinha e fresquinha!

Vocês já tinham ouvido falar? Possuem alguma? Terá mesmo este papel de reciclar as energias do ambiente onde se encontra inserida?

Beijinhos

Pat**

Sem comentários:

Enviar um comentário