segunda-feira, 16 de maio de 2016

De Manhã se Começa o Dia!

Olá Bom Dia!

Todos nós sabemos que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia... E também sabemos que é a refeição que a maioria das pessoas ignora! Vamos lá ver porque é tão importante e umas dicas para um pequeno almoço saudável e equilibrado!



Ora todos nós somos responsáveis por nós e pelas nossas crianças (quem tiver) e a presença do pequeno-almoço na nossa alimentação é cada vez mais importante! No entanto é bastante comum os jovens e adultos saltarem esta refeição, ou é porque fazem birra ou é porque não respeitam a ordem de levantar o rabo da cama do despertador e depois não comem porque não têm tempo!

Está realmente provado que o pequeno-almoço garante um desempenho físico e intelectual muito melhor, melhora a capacidade de concentração e controlo de peso

Para um bom pequeno almoço há 6 regras muito simples a cumprir

1 – Três grupos: Lacticinios, cereais e fruta. Tudo o que é necessário para um bom pequeno almoço equilibrado e cheio de energia! Os lacticínios (de preferência magros no caso dos adultos) são os construtores do organismo e reforçam a saúde óssea graças ao facto de serem ricos em cálcio.
Já os cereais porco refinados ou integrais são uma bela fonte de energia. No que toca à fruta, deve ser da época, é rica em água, vitaminas e minerais, sendo assim essenciais para um bom desempenho ao longo do dia.

2 – Organização: Para evitar a típica desorganização matinal prepare a mesa do pequeno-almoço na véspera, deixe no frigorifico um tabuleiro pronto com o leite, os doces, o queijo e o fiambre (magros). O ideal é ser uma refeição práctica, nutritiva e saborosa. Lembre-se, o importante é variar!

3 – Simples e divertido. Uma refeição divertida faz toda a diferença, hoje podemos encontrar formas originais que cortam o pão e bolos caseiros fazendo as delícias dos olhos e das papilas gustativas. No caso dos cereais existem formas e cores (como o chocolate e o mel) mas tenha muita atenção ao teor de açúcar dos mesmos.

4 – Os olhos também comem! Sim é verdade, passo a vida a comer com os olhos! A fruta dá uma boa ajuda, é colorida, fresca e nutritiva. Aproveite a fruta da época (mais barata e saborosa) e sirva-a em saladas ou sumos, batidos ou juntamente com os cereais de pequeno-almoço. Há pesquisas que apontam para a necessidade de seis cores para as crianças se sentirem tentadas, explore diferentes cores, formas e sabores!

5 – Prático, nutritivo e saboroso. A repetição é, sem dúvida, inimiga da vontade de comer, explore diferentes formas, sabores e texturas na primeira refeição do dia, panquecas, torradas, iogurtes de aromas ou cereais diversos. Procure resistir à tentação dos produtos de panificação açucarados (de vez em quando não faz mal desde que não se torne um hábito).

6 – Todos decidem! Não é uma questão de dar poder mas sim de envolver a família na preparação das refeições. Na véspera decidam em conjunto quais as opções para não haver recusas. Lembre-se, há rotinas boas! Tomar o pequeno-almoço o todos os dias juntos (preferencialmente em casa) é uma delas!

Estão a ver? Não é difícil MAS admito que contra mim falo uma vez que muitas vezes não chego a tomar o pequeno almoço mas é algo que tenho estado a mudar e tenho-me sentido cada vez melhor!

Melhor para si, melhor para a sua saúde!

Beijinhos

Pat

2 comentários:

  1. Acabo não comendo coisas de todos os grupos alimentares de manhã porque o costume da casa e acho que da maioria dos brasileiros é apenas um café/café com leite e pão com manteiga. As vezes como um iogurt mas nem sempre.
    É dificil mudar um hábito

    Beijos

    *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Priscila, mesmo nós aqui não fazemos um pequeno almoço tão elaborado mas como agora tb estou grávida tenho q ser mais generosa especialmente no pq almoço kkkk
      Beijinhos obrigada pela visita ^_^

      Eliminar