sexta-feira, 27 de maio de 2016

Diário da Gravidez - 20 semanas

Olá!
Desde já as minhas humildes desculpas pelo atraso da publicação, tive visitas e fiquei com o trabalhinho atrasado, mas cá estamos nós!


Esta semana foi muito mais calma que as anteriores, as dores continuam mas como estive um pouquinho mais sossegada, as dores também abrandaram. O Denis continua a dar leves sinais, mas pontapés mais fortes ainda nada, faz umas cociguitas. O Nuno anda ansioso e fala cada vez mais com a barriguinha, assim como o pai.

Chegamos oficialmente a meio da gravidez, são já 20 semanas de crescimento constante, o nosso camarão já tem cerca de 17cm da cabeça ao rabinho, 25cm da cabeça aos pés, a partir de agora será este comprimento o considerado. Até às 20 semanas não se anota o comprimento das pernas pois como ele está muito enroladinho e as perninhas estão muito dobradinhas e pequeninas não é possível determinar o tamanho correcto, após as 20 semanas já conseguimos ter uma melhor noção do comprimento completo. 
Neste momento o bebé já está coberto com a camada protectora de vernix caseosa, protege a pele do líquido amniótico e Ainda ajuda a sua passagem pelo canal de parto ☺. O mecónio também já está a acumular-se nos intestinos.
O bebé já tem ciclos de sono, geralmente dizem que não são compatíveis com os da mãe, pois quando esta se deita é quando ele mais se mexe, mas este é muito calminho, por agora tem estado mais activo de dia e mais sossegado de noite.

O útero já deve estar à altura do umbigo e faz pressão contra o mesmo, esta região estará mais sensível nos próximos tempos. Todo o nosso corpo sofre alterações, especialmente a pele e o cabelo, no que toca à primeira, pode ficar mais seca e com manchas, ou com algum acne ou outras erupções cutâneas. Não esquecer: continuar a ingerir muita água, frutas e legumes!
Se o desconforto for muito intenso e persistente fale sempre com o seu médico.

Tomei a liberdade de colocar as fotos desde a 13ª semana até à data para que pudessem ver.


estou mesmo a adorar este registo!!


E agora umas fotos da ecografia (para quem não viu) e outras!








Boa noite!

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário