domingo, 15 de maio de 2016

Garra Rufa - Sim ou Não?

Olá!!

Já ouvimos falar destes peixinhos que parecem fazer maravilhas à nossa vida mas, será que sabemos tudo o que precisamos sobre eles?




Já vimos nas notícias, já se vêem em espaços comerciais... Afinal que têm estes bichinhos de tão especial?

São usados em tratamentos naturais de pele!

Este tipo de tratamento tem como nome Ictioterapia e este ajuda a atenuar efeitos de doenças como a psoríase, eczema, acne, micose e ainda problemas de circulação sanguínea, mas também é muito utilizada em cuidados de beleza!

São originais das águas de Kengal na Turquia e são cada vez mais usados nestes tratamentos já referidos. Na Turquia foram criadas piscinas ao ar livre com esta espécie de peixes que se alimentam da pele dos doentes com psoríase.

O peixinho não tem dentinho, apenas suga suavemente a pele morta ou afectada permitindo desta forma que ela cresça naturalmente. Quando o peixe remove a pele morta, este produz uma enzima que tem um efeito revitalizante na pele que está a nascer, permitindo assim que esta fique mais saudável e e macia do que a anterior.

Apesar de não curar a doença, a Ictioterapia alivia temporariamente os sintomas. Os doentes repetem os tratamentos e o alívio é constante. No entanto há casos de pessoas que repetem vários tratamentos e notam que os surtos são muito mais irregulares e algumas chegam mesmo a afirmar que estão curadas!

Países como os Estados Unidos Canadá, México e o Brasil apostaram no SPA há vários anos, onde os peixes Garra Rufa são o centro das atenções. Começaram a aparecer em Portugal mais recentemente em vários SPA com este conceito e até nos centros comerciais.

Os produtos e tratametos naturais tornam-se cada vez mais populares e mais mais procurados.

Os tratamentos feitos com esta espécie estão a ser um verdadeiro sucesso e cada vez conquistam mais adeptos. Quem experimenta revela que o bem-estar, descontracção e o conforto proporcionados por estes peixinhos são fantásticos. São também conhecidos como "peixes massagistas" pois eles estimulam vários pontos de acupuntura, facilitando assim a circulação sanguínea ao mesmo tempo que fazem um peeling natural, ajudando a rejuvenescer a pele. A epiderme fica limpa, mais fortalecida e sedosa.

Este novo conceito também engloba tratamento de mãos e pés que possibilitam a manicura e pedicura naturais. A duração do tratamento varia consoante a quantidade de pele morta a remover, no entanto pode variar entre 30 minutos a uma hora.

No entanto há dermatologistas que não aceitam muito bem este novo tratamento, apanhei um texto que diz assim...

Segundo o dermatologista Rui Soares, a Ictioterapia não é ainda muito bem aceite pela classe clínica. Diz ele "A ideia que tenho é que as pessoas fazem esse tratamento melhoram também porque são postas a banhos de sol."
Isto é, a radiação ajuda muito nestes tratamentos, se formos aprofundar um pouco mais, os locais preferenciais para realizar esta terapia são a Grécia e a Turquia que são países com muito sol. Graças a isto, juntando os peixinhos com as radiações ultravioletas, as pessoas melhoram da psoríase. Aqui o Dr. diz
"É-lhes dito que melhoram por causa dos peixinhos que estão a morder as suas lesões."
Acrescenta ainda que
"Há uma série de doenças, como as hepatites, que se um peixe 'morder' a pele morta de um doente e de seguida for 'morder' outro saudável, pode passar a doença."
Quer ele com isto dizer que, na sua opinião, esta terapia não tem um fundo científico.

Se querem saber um pouco mais...

CUIDADO COM AS IMITAÇÕES!

Já existem várias espécies de cruzamentos de peixes no mercado, os denominados Doctor Fish em que um dos mais comuns é o asiático Chin-chin.

Esta espécie de peixe tem dentes! Ou seja, além de retirar a pele morta retira também a boa, o que provoca feridas na pele.

Uma pequena curiosidade, já em tempos era possível comprar estes peixinhos para ter em casa, tinham de comprar, no mínimo, 100 peixinhos. Ao comprar, vejam bem, ofereciam um manual de instruções com tudo o que precisa de saber para uma boa manutenção da espécie (que não devem ser baratinhos, suspeito).

Ou seja, Sim ou Não?

Eu tenho um medo danado de doenças sim portanto, para eu fazer um tratamento destes, teria de ter a certeza que controlavam minimamente bem as pessoas que fazem este tipo de tratamentos! Mas também não me consigo imaginar no meio destes peixinhos!

Eu - Nem sim nem não, um dia decido

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário