sexta-feira, 15 de julho de 2016

Diário da Gravidez - 27 Semanas

Olá!

(FOTO)

A barriguinha salta cada vez mais! E cada vez mais preocupada com as contracções... dizem que se chamam contracções de Braxton Hicks, que deverão ser indolores e que acontecem em intervalos irregulares, sendo uma espécie de preparação do útero para o parto, o problema é que elas são isto tudo, menos indolores, há dias em que eu sinto mesmo incómodo ou dor.
Nesta altura é normal que a futura mãe sinta alguns receios, um dos meus é se tiver de fazer um parto por cesariana, ou se ele nasce antes do tempo, devemos sempre falar sobre eles com alguém, especialmente com o nosso companheiro, porque ele também tem receios à medida que o tempo se aproxima! Nas próximas semanas o bebé deverá virar-se de cabeça para baixo, ficando preparado para o nascimento.

Uma informação às mamãs nesta altura:
"O seu útero deve estar perto das costelas inferiores e, por isso, os seus pulmões podem estar a ter alguma dificuldade em expandir-se totalmente. Assim, é possível que tenha alguma dificuldade em respirar ou sinta uma respiração mais curta. Não se preocupe, isso não implica necessariamente falta de oxigénio para o bebé. O seu sistema circulatório já está adaptado a esta situação e é muito mais eficiente do que antes da gravidez. Na realidade, há uma série de desconfortos que são normais e recorrentes durante a gravidez, tais como erupções cutâneas, indigestão, azia, flatulência ou um aumento do corrimento vaginal. Neste último caso, contudo, se este for demasiado espesso e acompanhado por comichão, informe o seu médico, pois poderá ser uma infecção. O mesmo se aplica se estiver a urinar mais frequentemente que o normal."

Nesta última frase eu fico mais inquieta porque nunca sei se é normal, pois a bexiga também fica mais apertadinha, ou se é realmente alguma infeção, o certo é que até agora não tenho tido sinais de infeção.

Algumas de vós já ouviram falar dos exercícios de Kegels, devemos fazer pois a sua função é fortalecer o músculo pubococcígeo, mas mais tarde falarei deles.

O bebé por esta altura deverá ter entre 35 a 38 cm e deve estar a pesar cerca de 1100-1200 gramas.Os pulmões já deverão estar praticamente desenvolvidos, o que significa que estão preparados para respirarem o ar quando o bebé nascer. Ele já consegue abrir os olhos, mesmo que parcialmente, já percebe quando a mãe tem luz apontada à barriga, e eu que o diga pois cada vez que vou à praia a minha barriguinha não pára!

Este calor está a matar-me, há dias em que chego a passar o corpo por água três vezes!

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário