domingo, 3 de abril de 2016

Truques e Dicas

Olá!

Hoje venho partilhar com vocês uns truques que podemos utilizar na cozinha. Muitos de vós já os conhecem, outros vão passar a conhecer.

Se há algo que me irrita ao cozer as batatas inteiras, é o tempo que elas demoram a cozer no tacho/panela, mas há uma forma para que elas cozam mais depressa sem esfarelarem por fora (na maioria das vezes). Basta que antes de as colocar para cozer, a piquemos 6 a 8 vezes com um espeto de metal, em pontos diferentes. Isso vai fazer com que no fim da cozedura elas não estejam cruas por dentro!

Outro dilema que eu tinha, era a salsa. Como manter a salsa fresca no frigorífico? Cada vez que lá chegava passados uns dias, já estava murcha e amarelada, porque eu não conhecia este pequeno truque, que pode deixá-la fresca durante aproximadamente três semanas. Lave e muito escorra bem as folhas da salsa, de seguida coloque-as num recipiente de vidro tapado e guarde no frigorífico. É verdade, prático e simples, ou então façam como nós, um vaso de salsa em casa, tem salsa do mais fresco sempre que precisar!

Esta dica já vem do tempo das nossas avós, e das suas avós, que é o dilema que já conhecemos... fruta como a maçã, pêra, banana, entre outros, é que quando descascamos a fruta ela fica escura muito rapidamente, chama-se oxidação, mas há formas de o evitar. Se estivermos a fazer uma salada de fruta, é fácil, a primeira coisa a pôr na taça é o sumo ou a calda de água com açúcar, e ir colocando a fruta conforme se corta. Outra maneira é esfregar a polpa da fruta com um limão, pois o seu sumo vai evitar que a fruta oxide e fique com aquele aspecto escuro que ninguém gosta.

Já agora... sabem o que é uma boneca? Não, não é uma boneca de trapos ou de brincar, é uma boneca de cozinha! Uma boneca de cozinha pode dar muito jeito a quem não gosta de ver folhas aromáticas nos cozinhados, por exemplo, lembro-me de que o meu bis-avô amaldiçoava a mania de fazerem os bolinhos de bacalhau com.... salsa! Pois, acho que a minha bis-avó não conhecia este truque.
Há gente muito esquisita, mas que se não vir um ingrediente, nem se apercebe que ele está lá, como o meu filho, mas ele não tem estes luxos, ou come, ou come hehehe.
Vamos ao que interessa, esta boneca é uma bolsa de gaze onde colocamos as ervas aromáticas e/ou especiarias que não queremos que se misturem no preparado, evitando que se dispersem na água.

Espero que seja útil,



Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário