domingo, 22 de maio de 2016

Memórias - Museu da Electricidade

Olá!

Mais umas memórias de há uns anos para mostrar. Ano de 2012.



 Cá está, nem imaginam a ginástica que foi para tirar esta foto hahaha, ora era do vento, ora era da máquina, ora era do Sol... Bem mas lá conseguimos!




Depois encontramos estes amigos de olhos bem grandes! Claro não resistimos e lá está o LA a puxar o nariz ao primeiro hahaha isto já no jardim mesmo em frente ao Museu da Electricidade.

Conforme o LA vê diz assim... "Gostava de lá ir!" e eu não vou de modas lá entro pela bilheteira e pergunto... "Boa tarde, será que me podia dizer o preço de um bilhete?" Ao que a menina, muito simpática sim, me responde: "É grátis! Basta levar o bilhetinho e subir por essas escadinhas!" e eu faço aquela cara de... ham? e digo "Então quero dois!"

E lá fomos nós todos contentes! O que é de Borla é sempre bom!


Ora cá está a maqueta da fábrica e nós já dentro das instalações, eu gostei muito de lá ter ido, quando estávamos lá dentro até me arrepiava, a fábrica parecia que ainda funcionava! Há pois é! Aquilo devia ter sensores em alguns pontos estratégicos mas estava toda arrepiada! Especialmente com os bonecos "operários" que pareciam mesmo assustadores!



 Ora cá estão eles, a sério eram feios e assustadores... ainda se pusessem caras mais bonitas.... hahah brincadeira!


E depois estes eram os quatro tipos de carvão com que a fábrica trabalhava, querem saber mais sobre eles? Cliquem na Imagem que em tamanho real dá para ver bem a pequena descrição.


 Gostei desta ferramenta, achei-lhe piada, era usada para perfurar o chão até vários metros de profundidade, faço ideia do barulhão que isto fazia... Continuam a existir instrumentos muito idênticos a estes, mas com outros materiais.

A parte que mais gostei (claro vamos chamar a parte infantil) foi quando chegamos a uma parte em que podíamos experimentar várias coisas!!


 Ora cá está eu a brincar com os raios da bola... hehe


E uma câmara de calor! Então é assim que as cobras nos vêem hehe...

Entre estes ainda encontramos experiências, máquinas de brincadeiras como uma em que dizia qualquer coisa assim "experimenta a sensação da corrente eléctrica a passar pelo teu corpo". Basicamente estava uma mesa com uma parte de metal em forma de mão que era onde nós devíamos colocar a nossa, do outro lado tinha uma manivela que servia para gerar a tal corrente eléctrica, o LA experimentou primeiro e disse... "Oh não sinto nada!" ele deu à manivela muito devagariiinho.. Claro chegou lá a Pat e com toda a fé dá há manivela, foi mesmo de meter impressão! E depois volta o LA e tingas! Até saltou hahaha só comigo é que as coisas funcionam!

Mas a minha geringonça preferida foi uma que estava protegida por um cilindro de vidro, esqueci de tirar foto, a Pat vê aquilo, vê um botãozinho com luzinha verde, chega lá, carrega no botão e... Nada... Pelo menos durante uns 5 segundos porque depois apanhei um susto quando começou a fazer muito barulho e só víamos uma corrente de energia a subir pelo cobre (acho eu) que estava dentro do vidro!



E depois fomos à nossa vida, lanchamos a ver esta linda paisagem e seguimos caminho para Alcântara!

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário