terça-feira, 12 de maio de 2015

Propólis

Olá! Hoje trago-vos mais uma fantástica produção das nossas abelhas, o Própolis. Não se assustem, sei que parece muito longo mas isso é porque algumas coisas estão separadas por pontos! Querem saber o que eu descobri?



O Própolis é uma substância resinosa obtida pelas abelhas através da colheita de resinas da flora e alteradas pela acção das enzimas contidas na sua saliva. A sua cor, aroma e sabor variam com a sua origem botânica e das abelhas.

A sua composição é de 55% resinas vegetais, 25 a 30% de cera, 8 a 10% de óleos voláteis e 5 a 10% de pólen. É rica em óleos essenciais e bálsamos, ácidos orgânicos, flavonóides, enzimas, Vitaminas (E, C, H, PP), do complexo B e provitamina A.

As abelhas utilizam o Própolis para:
- Proteger a colmeia de intrusos e frio, mantendo assim as crias da Rainha na temperatura ideal;
- Para desinfectar o interior da colmeia e os alvéolos nos quais a Rainha deposita os seus ovos;
- Quando um intruso entra na colmeia é morto e não pode ser retirado do seu interior, as abelhas vão cobrir o mesmo com o Propólis evitando assim que entre em decomposição e que este contamine o ninho.

Este tem diversas prioridades biológicas e terapêuticas, é conhecido como um poderoso antibiótico natural. Hoje é utilizada com maior frequência na prevenção e tratamento de feridas e infecções da via oral, como antimicótico e é um grande cicatrizante.
Estudos recentes indicam uma eficiente acção de alguns dos seus compostos activos como acção imuno-estimulante e anti-tumoral.

Tem como propriedades as seguintes:- Antimicrobiana
- Antifúngica
- Antivirótica
- Anestésica
- Anti-inflamatória
- Antioxidante
- Anti-séptico
- Agente Anti Úlceras
- Antiparasitário
- Bactericida e Bacteriostática
- Cicatrizante
- Estimulador do sistema imunológico
- Hipotensivas
- Regenerador de Tecidos
- Contém acção inibidora na multiplicação de células tumorais.

Pondo isto é bastante utilizado em tratamentos de:- Dermatologia
- Infecções das vias urinárias
- Próstata
- Afecções endócrinas
- Afecções dentárias (abcessos, gengivites, etc)
- Sistema capilar
- Sistema circulatório (vasodilatador e hipotensivo)
- Acções diuréticas, coléricas, estrógenas
- Efeito em glândulas de secreção interna
- Sistema respiratório (gripes, constipações)
- Gastrites
- Herpes

Ainda descobri que quem tem colesterol pode tomar Própolis porque este ajuda a regularizar os níveis de colesterol no sangue e não tem contra indicações. De qualquer forma não hesite em contactar o seu médico.

Encontrei também umas curiosidades, querem ver?

Foi recentemente mostrado que as abelhas sobrevivem por mais tempo quando usam o Propólis para selar as fendas das colmeias

Desde a antiguidade que já era utilizado como medicamento no tratamento de feridas e infecções graças às suas propriedades antibióticas e fungicidas. As histórias das medicinas das civilizações Chinesa, Tibetana, Egípcia e Greco-Romana são ricas com centenas de receitas onde entram o Mel, Própolis, Larvas de Abelhas e, em algumas, as próprias Abelhas para curar e prevenir doenças.

Bem, sim vou mesmo à procura desta riqueza para acabar com os malditos quistos que volta e meia me aparecem na boca! Em breve darei noticias sobre o tema.

Amanhã voltarei para vos falar do maravilhoso Mel! Eu pessoalmente não gosto muito mas acho que se bebe muito bem com leite e com chá, especialmente com chá.

Beijinhos,

Patrícia

Sem comentários:

Enviar um comentário