sábado, 16 de maio de 2015

Cera

Olá! E cá está a última maravilha que vos prometi das nossas abelhinhas, a Cera!
Vocês sabiam que os egípcios já utilizavam cera de abelha para mumificar à mais de 6.000 anos? E, como tal, as mulheres também usufruíam das suas propriedades misturando cera com mel para depilar braços e pernas? Pois é, parece que sim!
Mas vamos lá ver o que mais eu descobri…



No reino animal a Cera é produzida pelas abelhas através de uma transformação do mel que ingerem com o auxílio de glândulas cerigenas localizadas no abdómen das abelhas operárias? Estas ingerem o mel e o pólen e passadas vinte e quatro horas expelem uma minúscula escama de cera de coloração branca.

Para a produção de meio quilo de cera são necessários três a quatro quilos de mel. 
A sua coloração varia conforme o tipo de abelhas e do tipo de vegetação existente à volta da colmeia. A sua tonalidade pode ir de branco a uma cor aproximada à cor do caramelo.

A Cera é composta por ácido cerótico e palmítico, é isolante eléctrico, funde a 63/64 graus centígrados e amolece a partir dos 35 graus e a sua densidade é aproximada à densidade da água.
Contém 5% de pólen, 5% de própolis, vitamina A e tem um valor nutricional bastante elevado. 
É solúvel em gorduras, azeite, benzinas, sulfato de carbono, terebentina, éter e clorofórmio.

Ela é muito maleável e é utilizada para a laminação de cera alveolada e também para determinar a posição em que as abelhas deverão fundar os favos no interior da colmeia.
É bastante utilizada na produção de cosméticos, maquilhagem, cremes e máscaras, produtos depilatórios, produtos médicos, medicamentos entre os quais para a dentição infantil, entre outros.

- Quando a Cera é mascada pura, destrói o tártaro e depósitos de nicotina, facilita a digestão pois estimula a salivação.
- Juntamento com o mel purifica as vias nasofaríngeas e é muito eficiente em casos de sinusite e febre de fenos (alergias ao pólen).
- É cicatrizante e anti-inflamatória, existe em forma de abcessos e queimaduras. Hidratante, contém propriedades suavizantes. Promove a elasticidade e a tonacidade da pele.
- Os maiores inimigos da Cera são as Traças, destroem por completo por isso cuidado como guardam a vossa Cera de abelha.


Não se esqueçam de ver a nossa Geleia Real, o Pólen Apícula, o Própolis e o Mel!

E pronto, chegámos ao fim dos nossos produtos naturais que as "amiguinhas" abelhinhas nos oferecem! 

Voltarei com um novo tema, querem saber mais? Uma pista, ajuda a ter um bronzeado lindo... Curiosos? não percam então em breve aqui, no My Orange Blossom!

Beijinhos,

Patrícia

Sem comentários:

Enviar um comentário