domingo, 10 de maio de 2015

Pólen Apícula



Olá! Tal como prometido, cá estou eu para vos falar de um dos outros segredos das abelhas, o pólen que as abelhinhas apanham das flores e levam para a sua colmeia e daí se transforma em pólen apícola. Vejamos então.



O pólen é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores. Num único grão podemos encontrar 14 vitaminas, 11 minerais, 11 enzimas, 7 pigmentos, 16 ácidos gordurosos e 6 carboidratos. Contém cerca de 16 a 40% de proteínas e todos os aminoácidos conhecidos e essenciais ao organismo humano. É a principal fonte de alimento das abelhas e é o mais completo e valioso alimento da natureza porque, além do que já foi referido, é rico em oglioelementos, fibras e hormônios vegetais.

Este estimula o funcionamento de todos os órgãos internos e tem um valor nutritivo muito superior à carne, isto é, cada 30 gramas (duas colheres de sopa) de pólen contém proteínas equivalentes a meio quilo de carne, a sete ovos ou à proteína de soja.

Tem ainda propriedades antioxidantes e anti-anêmicas pelo que é bastante utilizado em casos de anemias profundas pois eleve rapidamente a taxa de hemoglobina no sangue. 
Serve para os mesmos fins que a Geleia Real e ainda mais como casos de hipertrofia da próstata e disfunções dos ovários. Trata também casos de esgotamentos nervosos, doenças do aparelho cardiovascular e ainda regula os níveis de lípidos no sangue.

Minha gente, o pólen não engorda, muito pelo contrário! Ele é um modelador do apetite e caso tenhamos excesso de apetite basta dissolver uma colher de sobremesa ou sopa (não especificado) em água ou em sumo que disfarça mais o sabor. Devemos esperar cerca de quinze a vinte minutos para desfazer a camada protectora que cada grão de pólen tem e depois de bem dissolvido devemos tomar. Tem de ser tomado trinta minutos antes da refeição e isto garante mesmo uma redução no apetite.

O pólen é vendido como um suplemento nutricional e comercializado como “Pólen de Abelha” e pode ser adicionado de enzimas presentes na saliva das abelhas que transformam o mesmo numa massa de maior valor nutricional.

Existe também o “Pão de Abelha” que é o pólen colectado dentro da colmeia, nos opérculos onde já se transformou num outro produto de valor nutricional bem mais elevado devido às acções enzimáticas. Este também contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, tal como o pólen.

Interessante não é? Também já ouvi quem dissesse que ajuda a ter noites descansadas, especialmente quem sofre de insónias! Eu cá não sei mas juro que ainda vou meter o meu homem a beber pólen apícula ou de abelha à noite, sempre quero ver se faz realmente efeito! E se fizer prometo dar notícias!

Beijinhos,

Patrícia

Sem comentários:

Enviar um comentário