quinta-feira, 14 de maio de 2015

Mel

Olá! Pois é, chegou o dia do MEL! Descobri algumas coisas sim, sabiam que quem faz exercício é aconselhado a consumir Mel por causa dos seus elevados valores de proteína? Vamos ver o que temos por aqui hoje.



O Mel é encontrado no estado líquido viscoso e açucarado que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas das mesmas sendo armazenado em favos nas suas colmeias para lhes servir de alimento.

É o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais a nossa saúde. Além do seu elevado valor energético possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de conhecida acção antibacteriana. Tem variedade de cor, sabor e aroma diferenciando-se assim pela cor que vai desde o branco incolor ao amarelo e ao castanho. 

Os de cor clara apresentam um sabor e aroma mais suaves, já os de cor escura são mais nutritivos e ricos em proteínas e sais minerais. Alguns Méis têm consistência líquida ou endurecida quando armazenados num recipiente, mantendo assim a sua qualidade de igual forma apesar da diferente consistência. 

As características físicas do Mel como a viscosidade, densidade higroscopicidade e a capacidade de cristalização estão relacionadas com as concentrações de tipos de açúcares. A água também influencia estas características.

Cerca de 75% da sua constituição é composta por hidratos de carbono, nomeadamente os açúcares simples (frutose e glicose), 20% de água e o restante é composta por minerais, cerca de metade dos aminoácidos existentes, ácidos orgânicos e Vitaminas C, D, E e Complexo B. Possui ainda um considerável teor antioxidante.

O mel é um importante complemento à alimentação humana porque, além do alto valor energético, é um alimento rico em substâncias benéficas ao equilíbrio do nosso organismo tais como vitaminas, minerais e aminoácidos, como já foi referido anteriormente.
Os seus açúcares são supra-sumos da barbatana e alguns deles são prebióticos, isto é, influenciam a nossa flora intestinal directamente. O Mel tem ainda água oxigenada (o nosso corpo forma água oxigenada para atacar bactérias como tumores pelo que só nos faz bem).

Além de ser utilizado como adoçante, este foi sempre reconhecido devido as suas propriedades terapêuticas, estas são atribuídas muito à sua capacidade Antimicrobiana que tem vindo a ser cada vez mais confirmada. Os responsáveis por esta capacidade são a sua alta osmolaridade e acidez (factores físicos) e a presença de substâncias inibidoras e voláteis (factores químicas). As propriedades Anti-sépticas e Antibacterianas também têm sido estudadas e confirmadas.

O Mel não é recomendado a diabéticos!

O Mel não deve ser ingerido por crianças com menos de um ano de idade pois este contém uma bactéria causadora de botulismo e o organismo das crianças não tem capacidade imunológica para a destruir.

LEMBREM-SE:
O excesso de Mel no organismo contém uma via metabólica que vai conduzir ao aumento de dois tipos de colesterol: o LDL e VLDL

Amanhã voltarei com o último segredo, a Cera, descobri algumas coisas e estou cada vez mais fascinada com os produtos das nossas abelhinhas!

Beijinhos,

Patrícia

Sem comentários:

Enviar um comentário