terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Uma Riqueza Chamada ... Abóbora

Olá!
Um alimento autêntico, um tesouro cor de laranja, cheio de sabor, que concretiza os mais variados pratos, e que não engorda!

Sim é a Abóbora!

Das mais variadas formas - grandes, pequenas, redondas, ovais - e cores - tonalidades de polpa que vão do amarelo quase branco, ao laranja escuro, e cores da casca que variam entre o laranja e o verde - temos as abóboras arredondadas e as aboborinhas como as courgetes. Pertencem à família botânica das cucurbitáceas.
Sabe-se que são originárias do continente americano e que foram disseminadas um pouco por todo o mundo no século XVI, graças aos nossos primos espanhóis que descobriram esta preciosidade quando regressaram das suas viagens com várias novidades agrícolas do Novo Mundo. Foi comprovado que a existência da abóbora é de há quase dez mil anos, em assentamentos agrícolas do Peru. Os seus benefícios são vastos, ainda hoje continuam a ser aprofundados pelos especialistas. Vou falar agora de algumas variedades.




Abóbora Bolina - provavelmente a mais conhecida e a mais utilizada pelos portugueses na cozinha diariamente, costuma ser redonda e achatada com gomos e de casca cor de laranja.

Abóbora Butternut - ou Manteiga - tem a forma de pêra, a sua casca é lisa e de cor avelã clara, a polpa é cor de laranja e é ligeiramente mais açucarada e menos aguada que a polpa da abóbora bolina.

Abóbora Hokkaido - é de origem asiática com forma redonda parecida com a forma da romã. A tonalidade da casca varia entre o vermelho,rosado, bronze, verde ou cor de laranja intenso e a polpa cor de laranja é pouco sumarenta, mas muito doce. A abóbora pode ser cozinhada com casca, que vai enriquecer os sabor.

Abóbora Gila - ou Chila - também esta bastante conhecida à vista, é tradicionalmente utilizada na famosa doçaria conventual, tem casca lisa, verde e manchada, a polpa apresenta-se em fios brancos e sementes pretas.

A abóbora é rica em tocoferóis, uma substância da família da vitamina E, é um dos antioxidantes mais poderosos no combate aos radicais livres. Encontramos também altos valores de betacaroteno, uma substancia conhecida por prevenir o cancro, derrames, cataratas e problemas cardiacos. Tem também boas quantidades de vitamina C, potássio, cálcio e fósforo, vitaminas do complexo B e quase nenhuma gordura. Portanto, um verdadeiro Cocktail de benefícios! E ainda só falamos da polpa da abóbora.
O uso das sementes das abóboras como desparasitante e fonte de zinco já era bem conhecido, mas com a ciência dos dias de hoje, provam-nos que estas comportam muitos mais benefícios. São também ricas em potássio, uma mais valia no controlo da pressão arterial, vitamina E, e um elevadíssimo teor em fibras, sendo ótimas para regular o trânsito intestinal e eliminar substâncias tóxicas do nosso organismo. As sementes podem ser incluídas na nossa alimentação das mais variadas formas, por exemplo, torradas e salgadas (um aperitivo energático e nutritivo), adicionadas a pães, bolos ou massas, inteiras ou moídas em farinha.


A escolha da Abóbora é muito importante, sabemos que podemos encontrar à venda todo o ano mas as sementeiras realizam-se entre Fevereiro e Abril, sendo a colheita entre Julho e Setembro, devemos sempre certifica-nos de que, no caso da abóbora inteira, que a casca não apresenta quaisquer sinais de podridão, mas se tivermos de comprar abóbora fraccionada devemos escolher as qye têm um aspeto fresco e que não estejam meladas.
Para conservar a abóbora, se for inteira, basta que esteja num local seco, bastante arejado e sem luz solar, aguenta até 6 meses. Há quem aproveite esta duração das mesmas e as utilize como decoração, mas apesar de aguentarem 6 meses, as suas propriedades nutricionais já não serão as mesmas. Se pensa adquirir exemplares para conservação, estes devem apresentar-se maduros e firmes, que pode comprovar com a unha - se estiver madura, resistirá ao risco. Para congelar pode cortar em pedaços ou fatias, cruas ou cozidas e sem sementes. Elas devem ser cuidadosamente manuseadas para evitar danos na casca que conduzem ao apodrecimento da mesma.

A utilização da abóbora não tem limites, podem ser usadas em purés, recheios, pães, bolos, pudins, doces, cozidos, guisados, sopas, marmeladas, compotas, geleias, suflés e nas tradicionais filhós e fritos de Natal. Já falamos também das sementes. A abóbora Gila é utilizada apenas em doces, e tem a particularidade de não poder ser partira ou cortada com objetos metalizados por adquirir mau gosto. Deve ser aberta dentro de um saco, de encontro ao chão ou a uma bancada, e desfeita apenas com as mãos.

Hãm? Muito útil não é? Vejam a tabela de composição da abóbora, por cada 100g de parte edível:




Fonte: Tabelas de Composição dos Alimentos, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge - aqui.


Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário