terça-feira, 17 de maio de 2016

Gastroentrite

Olá!

Meu pequenote está, desde sábado, com uma gastroentrite e hoje já conseguimos ver melhoras!
Já está mais bem disposto, sem febre e os intestinos já dão sinais de um melhor funcionamento!

Há dois tipos de gastroentrite, a viral e a bacteriana, no caso do meu pequenote é uma gastroentrite viral. Esta é uma infecção causada por um vírus que ataca o estômago e o intestino delgado.

Eu não faço ideia como é que o piolho apanhou o vírus, tudo o que sei é que este se propaga através do contacto directo com pessoas infectadas, pela compartilha de objectos pessoais, água contaminada (algo que acontece muito nas alturas do ano em que se notem mais alterações climáticas e à presença de humidade...), etc...

Os sintomas normalmente são

- Fadiga
- Perda de Apetite
- Arrepios
- Náuseas
- Vómitos
- Dores musculares
- Diarreia
- Dor no estômago
- Febre baixa

Quando esta é diagnosticada, o melhor é deixar-mos o estômago e os intestinos "descansarem", isto é, devemos ter uma alimentação leve evitando alimentos ácidos, sumos e refrigerantes, lactose...

O ideal nos bebés e crianças é o Chá e Tostas ou Bolachas de Água e Sal, Caldo de arroz (podem juntar alguma cenoura), Cenoura cozida, Peixe magro, Gelatina, Iogurte natural sem açúcar (é maldade para algumas pessoas, eu sei), Banana, Fruta cozida, Água da fruta cozida para manter a hidratação... Enfim perceberam a ideia! Também podem recorrer, em caso de muita diarreia, à Cocca-cola sem gás (num biberão ou copo juntam uma colher de açúcar e mexem até o gás desaparecer).

Não se esqueçam do paracetamol quando a criança está com febre! E mesmo os adultos! Para reforçar um pouco, o meu filho teve como medicação o paracetamol de 8 em 8 horas e entre as 8 horas era dado iboprofeno (Nurofen). Desde que o iboprofeno entrou na medicação dele, ele melhorou bastante! Hoje já parece como novo! Graças aos santinhos não parece necessário recorrer ao UL para os vómitos!

Não se esqueçam disto, não auto-mediquem os vossos filhos nem a vocês mesmos, devemos sempre recorrer a um especialista em casos destes!

Beijinhos

Pat

5 comentários:

  1. - sim eu estou a ver as séries e cada vez que acabo uma mais gosto do Jon Snow estou mesmo a gostar de acompanhar a série é sim é super chato ficar tanto tempo a espera.
    As melhoras para o pequeno é super chato isso :/

    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  2. Melhoras para os seus pequenos,
    Além do que citou acima sempre me recomendo tomar água-de-coco quando eu tenho gastroenterite. Ajuda a hidratar^^
    Beijos

    *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Água de coco não conhecia, hei-de experimentar, espero não haver uma próxima mas se houver.... quiçá talvez ele goste kkk
      Beijinhos obrigada pela visita ^_^

      Eliminar
  3. Ainda bem que ele está melhor :)
    Resto de boa semana eheh
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar