domingo, 8 de maio de 2016

Uma boa Memória

Olá!

Podemos ver que muita gente se esquece de coisas básicas como quando vamos às compras e não trazemos alguma coisa que nos fazia falta, o facto de andarmos sempre distraídos também pode melhorar com estas dicas e muita gente tem dificuldade em somar os preços do super mercado, mas...

Certos hábitos do nosso dia a dia podem contribuir para termos uma memória mais saudável, os jogos fazem com que o nosso cérebro exercite tal como o exercício físico. Podemos também recorrer a chá, magnésio e ao relaxamento para ajudar a nossa cabecinha a manter-se activa. Por isso vamos lá descobrir uns truques para estimularmos o nosso cérebro!

Jogar – Se dedicarmos alguns minutos por dia a um passatempo como jogos de lógica (quebra-cabeças, sudoku) seja em papel, no telemóvel ou computador já estamos a contribuir para uma mente mais saudável. Este tipo de jogos torna a habilidade de analisar informações mais rápida, isto porque os desafios vão activar a região do nosso cérebro que não é utilizada em certas actividades diárias como, por exemplo, a leitura e estimula também o crescimento de novos neurónios.

Foi até feito um estudo em tempos em certos lares onde os idosos que jogassem xadrez (por exemplo) tinham menos probabilidade de contrair Alzheimer!

Exercício Físico – Podemos sempre convidar o nosso companheiro ou companheira, ou ate mesmo amigos, para uma caminhada. Há também outras opções como inscrever-se numa aula de ioga ou, para quem tem filhos, levá-los a andar de bicicleta. As pessoas q praticam actividade física têm menos perda de memória ou problemas ligados ao envelhecimento da massa cinzenta do cérebro. Isto porque o exercício físico estimula o corpo a produzir substâncias que protegem as células nervosas e ainda, por outro lado, retardam as doenças vasculares que podem muito bem diminuir a actividade cerebral!

Consumir Magnésio – Se nós acrescentarmos à nossa dieta farelo de trigo ou se comprar-mos um suplemento de magnésio em lojas especializadas já estamos a ajudar-nos a nós próprios pois a falta deste mineral é o que nos faz esquecer de coisas básicas como o nome do vizinho ou onde deixamos o nosso carro no estacionamento do centro comercial. Isto porque o magnésio estimula as conexões entre as células do cérebro que estão responsáveis pela memória de curto prazo e aumenta ainda o espaço da memória de longo prazo.

Beba Chá Verde – Sempre que tivermos dificuldade de concentração devemos beber chá verde (eu pessoalmente adoro o chá verde com ginseng e realmente comigo resulta). Basta preparamos uma chávena quentinha porque foi realizado um estudo em que dez pessoas beberam este chá apenas dez minutos antes da realização de um teste e mostraram-se muito mais atentos e concentrados. As folhas do chá verde contêm cafeína, que é um estimulante, e L-teanina que induz o cérebro a emitir ondas relaxantes, isto é, uma pessoa fica alerta e calma ao mesmo tempo.

Relaxar! – Sim, se reservarmos apenas cinco minutos a cada meia hora para descansar a nossa mente vai contribuir para que quando estamos a realizar uma tarefa e fazemos uma pausa, quando retomarmos vamos conseguir concluir a mesma com mais facilidade. Isto é, quando damos uma folga ao nosso cérebro, isto faz com que o mesmo consiga recuperar o atraso na descodificação de novas informações.

Mais dicas simples são o Ácido Fólicouma substância que rejuvenesce as células cerebrais, encontra-se nos brócolos, feijão, gema de ovo, folhas verdes e sumos de fruta (limão, laranja), e Esvaziar a Mente, sim, acha que é tempo perdido? Pois parece que não é, pesquisas comprovam que se permitirmos a nossa mente a viajar aumenta a actividade cerebral associada à solução de desafios.

São coisas fáceis de se colocar na nossa rotina diária, realmente ajuda, eu sou distraída por natureza mas tenho-me sentido muito menos e tem-me ajudado bastante a ver a vida com mais alegria apesar da crise, consigo pensar melhor e raciocinar com mais facilidade! Porque não experimentam também? Aposto que também se irão sentir muito melhor!

Beijinhos

Pat

4 comentários:

  1. Acho que de todas as dicas a que eu mais aproveito é a do chá, pois também adoro, apesar que tenho tendência a gostar e beber com mais frequência o chá preto.
    Obrigada pelas dicas \o/
    Beijinhos
    Pryh

    Visite meu blog: *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      O chá preto também contém cafeína, mas em doses diferentes, eu também adoro, mas ultimamente evito beber por motivos óbvios kkk agora só chás sem cafeína ou com o mínimo possível, como o chá branco, que é mais fraco :)
      Beijinhos ^_^ Pat

      Eliminar
  2. Hum muito bom este post, sem dúvida que são dicas muito boas, colo em prática algumas delas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! É muito importante mantermos o cérebro estimulado para no futuro evitarmos algumas chatices!
      Beijinhos ^_^ Pat

      Eliminar