terça-feira, 19 de abril de 2016

Medusas e Alforrecas

Olá!
Hoje decidi falar sobre aquilo que nós tanto vemos nas praias e que nada gostamos… As famosas Medusas mais conhecidas cá como Alforrecas!

As Medusas são conhecidas como Mães d’Água, Águas-vivas ou Alforrecas em Portugal. Estas são forma de vida livre dos cnidários adultos. Quase todas vivem no oceano como componentes de zooplâncton.
O seu corpo é, basicamente, um saco com simetria radial formado por duas camadas de células – epiderme no exterior, gastroderme no interior – com uma massa gelatinosa entre elas chamada mesogleia e aberto para o exterior. As medusas ostentam coroas de tentáculos com células urticantes que são os cnidócitos que são capazes de ejectar um minúsculo espinho que contem uma toxina, o nematocismo. O corpo das medusas é formado por 95-99% de água.

Isto ó para vos dar uma breve introdução à fisionomia das Medusas, agora vamos compreender a toxicidade que podem ter para o homem.

Há uma Medusa com o nome de Medusa-Juba-de-Leão (Cyanea capillata - imagem esquerda) que é das maiores que existem, a sua picada pode causar algum incómodo mas raramente é fatal!

No geral as picadas das medusas (especialmente da classe Scyphozoa - imagem direita) não são fatais a menos q a pessoas seja bastante vulnerável ao seu veneno. Outra classe, a Cubozoa, pode ser mesmo fatal. 

Em qualquer caso quando uma pessoa é picada por uma Medusa devem ser logo ministrados os primeiros socorros.

A primeira coisa a fazer é tirar imediatamente a pessoa para fora da água para se evitar o afogamento. Caso a vítima apresente sintomas de choque anafilático deve-se procurar assistência médica de imediato!
Caso a vítima esteja apenas dorida as medidas incluem a remoção total de tentáculos, restos ou de cnidócitos da sua pele. Uma das formas é colocar creme de barbear na zona e raspar com uma lâmina ou até mesmo com o cartão multibanco.

A aplicação de Vinagre pode ajudar mesmo em situações de picadas graves. Caso a picada se dê perto dos olhos o vinagre deverá ser aplicado com uma toalha. Caso o vinagre não esteja disponível também se pode usar água salgada e caso o ataque se tenha dado dentro da água salgada, não se deve usar água doce. A mudança da tonicidade pode contribuir para a libertação de mais veneno. O mesmo pode acontecer caso esfregue a zona afectada, se usar álcool ou até mesmo urina por isso não utilizem mais do que Vinagre e Água Salgada.

Depois destes primeiros socorros, deve ser aplicada anti-histamínicos para diminuir a irritação. Para a remoção do veneno da derme pode ser aplicada uma pasta de bicarbonato de sódio em água na zona afectada e reaplicar a cada 15-20 minutos sempre que possível. O gelo também contribui para que o veneno não se propague.

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário