domingo, 31 de janeiro de 2016

Kiwi para o Inverno!

Excelente fonte de Vitamina C, este fruto é o nosso melhor aliado no Inverno para a prevenção das constipações que tanto sofremos.
O kiwi tem propriedades nutritivas superiores, quando comparado com muitos ods outros frutos, e oferece inúmeros benefícios para a nossa saúde. de uma forma geral, é uma excelente fonte de água, vitaminas e minerais. o teor de açúcar ronda os 10% e o fruto no seu tamanho médio (cerca de 60g) fornece 29kcal. Rico em Vitamina C, é considerado o fruto comercial com maior quantidade dessa substância orgânica - contém mais vitamina C do que o mesmo peso em laranjas - o que faz com que apenas um kiwi nos forneça quase completamente a dose diária recomendada desta vitamina, nutriente essencial para a produção de colagénio, proteína necessária para a manutenção da pele, ossos, cartilagens, dentes e gengivas saudáveis e para uma cicatrização saudável e adequada dos tecidos.
Não só contra as constipações, a vitamina C também é muito importante para o fortalecimento e bom funcionamento do sistema imunitário e ainda para a produção de noradrenalina (um neurotransmissor que regula o fluxo do sangue) e de serotonina (outro neurotransmissor cuja função é promover o sono). 
Ainda nas vitaminas, encontramos no kiwi as vitaminas A e E, que podem diminuir o risco de doenças cancerígenas e circulatórias, incluindo as coronárias, e melhorar o desempenho do sistema imunológico. A vitamina B6 e a niacina estão também presentes em quantidades menores que as outras mas, mesmo assim, significativas, que agem atenuando as rugas na pele. 
É uma grande fonte de ácido fólico, vitamina essencial na gravidez, em fase de crescimento e em situações de cicatrização.

Agora passemos aos minerais, temos o cálcio, magnésio, ferro e especialmente potássio, que contribuem para contrariar as consequências do elevado teor de sódio, tendo vindo a ser associado a uma tensão arterial equilibrada. Também aumentam as defesas do organismo, prevenindo gripes e resfriados. Este fruto fornece também quantidades razoáveis de fibras solúveis e pecticina, que favorecem o funcionamento intestinal e auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue. As suas sementes pretas fornecem ácidos gordos ómega-6, que ajudam a evitar problemas de pele como o eczema. Possuem enzimas digestivas inerentes, tornando-se um fruto excelente para quem tem estômago sensível. 

Originário da China, este fruto sazonal é de meados de Novembro a finais de Maio. para escolhermos o kiwi, devemos pressioná-lo ligeiramente entre o polegar e o indicador. Os mais doces vão ceder suavemente à pressão. Evite os que apresentem manchas, danos ou húmidos. Se no momento da compra ainda não estiverem maduros, pode deixá-los amadurecer à temperatura ambiente uma fruteira junto de maçãs, pêras ou bananas que ajudam no processo, durante alguns dias, desde que estejam protegidos do calor e da luz solar. mas se já estiverem maduros, pode conservar por 15 dias ao ar livre, 30 dias no frigorífico ou 6 meses no congelador.


Curiosidades

83% da sua constituição é água.

Apesar de ser originário da China, o seu nome nasceu na Nova Zelândia em homenagem ao pássaro sem asas símbolo deste país, também chamado Kiwi, no início do século XX, altura em que começou a ser cultivada na mesma.

Pássaro Kiwi

Vem de uma planta trepadeira, com o mesmo nome, que pertence à família das Actinidiáceas. São plantas típicas da de regiões de clima temperado ou subtropical de montanha. Este era o motivo pelo qual era conhecido, na China, como groselha-da-china.

É dos poucos frutos que mantém a sua cor verde quando maduros por ser muito rico em clorofila.

Os seguidores de medicina natural acreditam que o consumo de Kiwi seja eficaz contra a aterosclerose, gota, reumatismo e alguns tumores.

O kiwi contém actinidina, uma enzima que amacia as carnes, por isso mesmo é comum deixarem rodelas do fruto por cima de pedaços de carne por 30 a 60 minutos antes da confeção das mesmas.


Então temos que comer mais Kiwi!

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário