sábado, 7 de maio de 2016

Diário da Gravidez - 17 Semanas

Olá!

Cerejas... há duas ou três semanas que apetece comer cerejas... e elas nunca mais chegam!
Pois começamos a semana a sonhar com cerejas! Ainda bem que estão quase a chegar, mas tem sido um tormento daqueles chatos.
Temos muitos movimentos e uma barriga gigante, mas a cria tem apenas 13cm. Ganhei peso de uma semana para a outra, not bad. Neste momento o bebé pesa cerca de 170 gramas, mais do que a própria placenta, pois está agora a ganhar gordura sob a sua pele.

Agora o bebé consegue também ouvir sons, já podem começar a falar com a barriguinha como se fôssemos todos loucos, mas a verdade é que não somos, o bebé vai reconhecer pessoas boas e menos boas através do som da sua voz, quando nascer, associando o timbre de voz à emoção que a mãe sente quando a ouve, não é por acaso que há bebés que rejeitam pais quando são violentos com a mãe, e quem diz pai diz outros familiares e conhecidos. O seu desenvolvimento cognitivo vai permitir estas reacções mais tarde. Dizem também que ele (bebé) já brinca, e o seu brinquedo preferido neste momento é... o cordão umbilical, mas não se preocupem mamãs, nada de mal lhe poderá acontecer!

Mamãs, não comam por dois, comam poucas quantidades mas várias vezes ao dia, mantenham uma alimentação equilibrada e se sentirem fome fora de horas, uma frutinha é o ideal! E toca a ingerir muita Vitamina C pois esta ajuda à absorção do ferro pelo organismo, protegendo a mamã das anemias.

Papás, falar muito com a barriguinha e mimar muito a mamã, pois tudo o que deixe boas emoções na mãe deixa também no bebé, quanto melhor a mãe se sentir, mais intimidade vão ter e vai ajudar a mulher a descontrair e ter uma gravidez um pouco mais serena, já chegam os desconfortos pelos quais nós passamos não é? Então miminhos e uma ajudinha extra em casa vem mesmo a calhar!

Por esta semana é tudo!

Beijinhos

Pat

2 comentários:

  1. Que bela descrição. 😊 Aproveita bem a gravidez, passa tão rápido 😉 Beijinho grande 💋
    Lu, blogdamamalu.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade mamã Lu, do Nuno não consegui aproveitar a gravidez ao máximo porque descobri muito tarde (24 semanas) mas esta descobri às 7! Está a ser um mimo, a primeira também foi mas esta é muito mais tranquila!
      Já viste o post de hoje, das 18 semanas? Tem imensas imagens da eco do bebé!! ^_^
      beijinhos!!

      Eliminar