sexta-feira, 17 de junho de 2016

Diário da Gravidez - 23 Semanas

Olá!

Amanhã já vou de viagem mas cá está o resumo das 23 semanas!


Também não foi uma semana fácil, três semanas fora de casa exige muita preparação e organização, o stress aumentou significativamente nestes dias mas... amanhã já passa!
Dizem que as dores de cabeça poderão desaparecer agora, neste segundo trimestre, eu espero memso bem que sim! A congestão nasal é que teima eu não me deixar em paz.

O bebé tem mais de 28 centímetros e pesa cerca de meio quilo. Já se sentem movimentos e até já consegui gravar!


Já apareceram os primeiros sinais de inchaço também (que bom....não), "trata-se de um edema e ocorre na sequência de alterações na composição química do sangue que conduzem à transferência de líquido para os tecidos, e da pressão do útero sobre as veias que devolvem o sangue da parte inferior do corpo, abrandando a circulação nas pernas. O edema agrava-se frequentemente ao final do dia e no Verão. O seu organismo elimina o líquido suplementar após o nascimento do bebé – por isso, é possível que tenha muita necessidade de urinar e transpire muito durante alguns dias após o parto." Ena, só coisas boas, vou parecer uma boneca insuflável especialmente agora nos dias de maior calor... Dormir ou mesmo relaxar com as perninhas elevadas e, se possível pedir uma massagem com um bom creme refrescante/relaxante. Lembrem-se que as massagens não devem ser dadas com pontos, mas sim de mão aberta, e sempre de baixo para cima para estimular o sangue a voltar ao coração.

Tenho aqui também algumas coisinhas que poderão interessar a outras grávidas... Site aqui.

Porque sangram as gengivas e porque estão tão sensíveis?
Durante a gravidez, uma maior quantidade de sangue flui para todos os tecidos – incluindo os da boca – o que pode dar origem a sensibilidade e sangramento gengival. Mas não é altura de desistir de passar o fio dentário, dado que uma má higiene dentária foi já associada a casos de parto prematuro, explica a Dra. Margaret Pfeifer, obstetra e ginecologista na Mayo Clinic, no Minnesota. Embora não disponhamos de dados concretos sobre os motivos, a teoria consiste em que as bactérias de uma gengivite grave ou de um abcesso nos dentes poderão entrar no fluxo sanguíneo e provocar o parto prematuro. Independentemente de tudo isto, a gravidez é uma óptima altura para consultar o dentista e fazer uma limpeza de rotina, diz Pfeifer — nem que seja porque, depois do bebé nascer, já não terá tempo para isso.

DICAS DE CONFORTO: Como minimizar o inchaço:

Quando começa a inchar, tente as seguintes estratégias:

  • Levante os pés sempre que puder.
  • Sente-se com as pernas esticadas.
  • Evite permanecer sentada quieta durante muito tempo.
  • Faça exercício regularmente, para estimular a circulação.
  • Use collants de descanso (vista-os logo de manhã).
  • Beba muita água: manter-se hidratada ajuda a evitar o inchaço.
  • Se detectar algum inchaço exagerado ou repentino nas mãos ou na cara, consulte o médico ou parteira. Pode ser sinal de um estado clínico grave, chamado pré-eclâmpsia.
Que mais houve esta semana? Compras! Houve algumas compras! Venho cá postar em breve, e agora vou preparar-me para a viagem de amanhã, não vejo a hora de chegar! Apesar de tudo estou bastante preocupada, vou sem o L., ou seja vou só eu, o Nuno e o pequeno Denis (já que vai inevitavelmente para onde quer que eu vá hehehe), e deixei uns miminhos preparados para ele petiscar quando sentir mais saudades!

Beijinhos

Pat

1 comentário:

  1. Boas dicas...

    Mudei de blog para continuares a seguir-me por favor visita o link:
    http://pequenabonecadetrapos.blogspot.pt/

    Bjxxx

    ResponderEliminar