sábado, 25 de junho de 2016

Diário da Gravidez - 24 Semanas

Olá!

Já acabamos as 24 semanas e estamos de férias! Viemos passar umas semaninhas ao Porto, para ver a família antes do Pimentinha nascer hehehe.


Então, como foi a nossa semana? Um desastre alimentar, estou a ser bem tratada demais e não tenho balança aqui, não sei quanto estou a pesar, mas a comidinha boa e os docinhos não têm faltado. A nível físico tenho tido algum desconforto geral, azia e digestão difícil, pés inchados e dores nos ossos (alteração climática), a barriga já me tirou o centro gravitacional do lugar, sinto que estou gorda e anafada (e não falo da barriga) e estraga a minha auto-estima toda. O ponto alto da vaidade é sempre a barriga crescente e as unhas bonitas, as últimas q fiz estão mesmo lindas, nunca tinha feito francesa e agora acho que não quero outra coisa!


Tenho que agradecer à Body Moments por me dar este prazer tão simples mas que faz toda a diferença!

Esta semana passeamos muito, fomos ao El Corte Inglês, fomos até General Torres, passeamos por Soares dos Reis (e fomos dar uma espreitadela à Kid to Kid), tenho andado muito a pé e de metro e sinto-me bem, noto que não tenho recorrido muito à cinta de gravidez.

Agora, como está o bebé? O bebé terá, neste momento, entre as 450 e as 500gr e medirá cerca de 30cm, está nesta fase a acumular gordura sobre a pele e a ficar mais gordinho.
Se nascesse esta semana, ele tinha mais possibilidades de sobreviver no mundo exterior do que na semana passada, embora os bebés que nascem nesta altura tenham de ser sujeitos a um tratamento prolongado (incubadora), devido à dificuldade na regulação da temperatura corporal e aos problemas respiratórios causados pelo desenvolvimento incompleto dos pulmões. De qualquer forma, por esta altura, os pulmões do bebé começaram já a produzir uma substância conhecida por surfactante pulmonar, necessária para insuflar os alvéolos /sacos de ar, o que permitirá que o bebé respire fora do útero.

Nesta altura é possível que fiquemos preocupadas com a ausência de movimentos durante o dia, mas chega a  noite e não conseguimos dormir porque ele não pára quieto! Às 24 semanas, os padrões das ondas cerebrais do feto, que podem ser monitorizadas através de um EEG (electroencefalograma), assemelham-se já aos de um recém-nascido. As células cerebrais que foram programadas para controlar o pensamento consciente começam a amadurecer e estudos indicam que, a partir desta altura, o bebé já começa a desenvolver uma memória primitiva.
É também durante esta semana de gravidez que o bebé começa a ter movimentos oculares rápidos (REM), que nos adultos são indicadores dos sonhos.

A verdade é que a barriga já cresceu bastante e dobrar o corpo começa a ser uma aventura difícil. Graças ao rápido desenvolvimento do bebé durante esta semana, o espaço uterino que ele ocupa ficará provavelmente mais apertado e certamente a sua barriga ficará maior.
À medida que o útero se eleva na cavidade abdominal – e nesta altura está por volta dos 24 cm - o corpo sofre alterações, pelo que a sua caixa toráxica também sobe cerca de 5 cm e as costelas inferiores começam a afastar-se para os lados. Estas modificações, assim como o facto das hormonas de gravidez fazerem os vasos capilares do aparelho respiratório inchar e relaxar os músculos do pulmão, podem causar algum desconforto ou dor em torno da caixa torácica e fazer com que comece a sentir falta de ar. 

Para respirar bem, concentre-se na expiração, expulsando o ar dos pulmões, e certifique-se que a sua postura é correcta. Vai ver que se sente melhor.

Se calhar já está na altura de preparar a sua casa para a chegada do bebé. O quarto precisa de ser organizado, o quarto da ou das crianças tem q sofrer alterações, o melhor é fazer estas tarefas mais duras agora que ainda se sente em forma e deixar as coisas mais leves para o final da gravidez.

Entretanto, e também graças às hormonas da gravidez, é possível notar que temos mais cabelo, que este se torne mais grosso, mais cheio e abundante. Infelizmente, o crescimento dos pelos não é limitado à sua cabeça, e pode encontrar pelos em lugares não muito felizes, como as bochechas, costas, no buço e no queixo (Sim é pescoço infelizmente!). A boa notícia é que tanto as pinças como a cera quente ou fria são métodos depilatórios aceites durante a gravidez. Atenção, no entanto, porque vai estar mais sensível às dores, sim é verdade é super desconfortável. Por isso se não conseguir suportar a cera opte por outras soluções. E não se preocupe porque depois da gravidez vai voltar ao normal.
Se já se deu conta que a sua memória já não é a mesma, não se preocupe porque é algo que acontece frequentemente na gravidez. O melhor conselho é anotar os compromissos, prazos e tudo aquilo de que precisa lembrar-se num bloco de notas.

Para os papás: Tirem muitas fotografias à futura mamã, mesmo que ela reclame agora, ela vai gostar mais tarde, quando ficar com saudades da “barriguinha”. Aliás, os dois vão gostar de recordar esta altura das vossas vidas. É verdade também, tenho muita pena de ter poucas imagens que recordem o Nuno, mas são boas!

Agora uns vídeos que consegui gravar.


Neste vídeo vê-se ali um movimento ao pé da mão depois da câmara tremer!


E aqui há um movimento perto do botão!

Beijinhos

Pat

1 comentário:

  1. Que gira! :) As grávidas são sempre as mulheres mais lindas ;)
    E só estás a aproveitar as coisas boas do Norte ;) Estás tão pertinho de mim :)
    (Desculpa, mas a semana passada não consegui terminar os posts e por isso não falei sobre o chá de bebé virtual. Mas esta semana já regressei à rotina ;))
    Beijinho grande*
    Lu, blogdamamalu.blogspot.com

    ResponderEliminar