segunda-feira, 22 de junho de 2015

Esfoliação e Receitas Caseiras

Olá! Se há coisa que mais adoro na minha higiene é a esfoliação. Gosto muito no inverno porque me faz lembrar a praia, sabem quando ficamos com a areia agarrada ao corpo e depois ela sai com a água? Adoro a sensação! mas não é só por isso. A esfoliação é muito importante porque permite uma limpeza mais cuidada da derme, retirando as células mortas e deixando-a mais bonita, luminosa e suave. Desde criança que crio muitas borbulhinhas nas pernas e nos braços, é um drama para mim porque não me sinto à vontade para usar saias o calções, nem camisolas sem mangas. Quando comecei a usar o esfoliante, a minha pele melhorou bastante!
Pele esfoliada = Pele mais limpa e cuidada
Featured image
Mas chega de falar de mim e vamos falar da importância de usar um bom esfoliante. Como já disse, limpa a pele mais profundamente, removendo as células mortas e deixando a pele bonita, luminosa e suave. Através dos seus ingredientes granulados ele limpa profundamente, arrastando as células que ficam acumuladas na pele. A eliminação dessas células estimula a renovação natural da derme, e ajuda a evitar pêlos encravados, espinhas e borbulhas e a oleosidade excessiva. A esfoliação deve ser feita uma vez por semana no mínimo, no máximo duas ou três, eu faço um dia e fico dois sem fazer.
Os esfoliantes estão presentes em todo o mercado, mas também podem ser feitos em casa muito facilmente e sem grandes custos. Algumas receitas eu já conhecia, outras pesquisei no infinito mundo cibernauta.
Ingredientes são vários, temos o açúcar que é o mais popular de todos, mas é preciso usar com cuidado. Quantidades elevadas pode causar agressões, por isso use sempre pouca quantidade e açúcar o mais fino possível. O açúcar possui as propriedades necessárias para remover resíduos de gordura e estimular o sistema linfático, que é um componente do sistema imunológicoAveia é um dos melhores que se encontram por aí, podendo ser usada em flocos inteiros ou em farinha de aveia. antes de ser utilizada neste efeito ela deve ser previamente hidratada para uma utilização mais fácil. O melhor da aveia é que além de funcionar como esfoliante, hidrata bastante a pele. E quem é que não conhece a argila? Os seus benefícios para a pele são muitos, e sim pode ser usada como esfoliante. Enquanto que o açúcar pode danificar a nossa pele, a argila não o fará por ser uma substancia suave. Outro bom aliado é o café. Já ouvi quem dissesse que faz diminuir a aparência das estrias, mas é um esfoliante fantástico. O seu pó fino também é ótimo para esfoliar o rosto, e faz bem à nossa pele, tornando-a mais bonita e luminosa.
Em vários sites podemos encontrar receitas para fabricar-mos os nossos próprios esfoliantes, e eu encontrei algumas que podem experimentar, depois digam qualquer coisa sim? Ao reunir os componentes de cada esfoliante é preciso saber que se dividem em três grupos:  o esfoliante (açúcar, aveia, café…); o componente húmido (azeite de oliveira, óleo de vitamina E, óleo de coco…); e o aroma e frescura (canela, baunilha…) se desejável. A preparação é simples, numa tigela colocamos o esfoliante escolhido e vamos adicionando o componente que lhe dará textura aos poucos e poucos.
Esfoliante de Açúcar
Featured image
Nos esfoliantes de açúcar devemos ter em atenção a zona que queremos esfoliar, no caso de rosto e mãos, o açúcar deve ser fino e ter menos açúcar que outros componentes, por ser agressivo, mas se for para zonas mais secas como joelhos, calcanhares ou cotovelos podemos utilizar um açúcar um pouco mais granulado e pode usar um pouco mais de quantidade, ficando uma mistura mais grossa. A sua aplicação deve ser com uma massagem em movimentos circulares e de forma muito suave, sem força, e deve então ser removido com água morna (se possível quase fria) para fechar poros. No final deve sempre colocar um bom creme hidratante ou óleo.Ingredientes (esfoliação corporal)
  • 1 Chávena de mel
  • 1 Chávena de Açúcar
  • 4 Colheres de sopa morna e óleo de amêndoas doces ou outro, se desejar.
Farinha de Aveia e Mel
Featured image
  • Farinha de Aveia
  • Mel
  • Óleo essencial de Lavanda
Misture nem uma tigela uma colher de sopa de farinha de aveia, uma colher de chá de mel e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Humedeça seu rosto e passe a mistura. Massage com movimentos circulares e com suavidade em todo rosto. Em seguida, enxague com água fria e seque seu rosto com pequenos toques de uma toalha macia.
Esfoliante de Café
Featured image
  • Pó de café
  • Óleo vegetal (pode ser: azeite de oliveira, óleo de coco, óleo de abacate, ou óleo de amêndoas).
Misture numa tigela uma colher de sopa de café e uma colher de sopa do óleo de sua preferência. Humedeça seu rosto e passe a mistura no rosto. Massage com movimentos circulares e com suavidade em todo rosto. Em seguida, enxague com água fria e seque seu rosto com pequenos toques com uma toalha macia.
Esfoliante de Aveia e Iogurte (rosto)
Featured image
  • 2 colheres de aveia em flocos
  • 1 embalagem de iogurte natural – 125g
  • ​1 gota de óleo essencial de lavanda
Misturar bem os ingredientes  como já explicado e aplicar no rosto, friccionando com movimentos circulares. Massage a mistura na pele para retirar as células mortas, assim estará pronta para ser hidratada, além de acelerar também o processo de remoção de manchas e de algumas suaves cicatrizes.

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário