sábado, 20 de junho de 2015

Sílica, a Melhor Amiga do Lar

Olá! Quando compramos sapatos, malas, ou outras coisas, vem sempre a acompanhar um saquinho de sílica, e muitos de nós teimamos em deitar fora porque não servem para nada. Mas a verdade é que podem servir para muita coisa! Vagueando pela internet encontrei algumas utilidades para estes pequenos que acompanham sempre uma compra, mostrando a razão pela qual nós devemos guardar estes saquinhos.

Os saquinhos contêm pequenas bolinhas transparentes ou brancas, ou em alguns casos coloridas, trata-se de gel de sílica que é obtido através de um processo de síntese, transformando em ácido uma solução de silicato de sódio. No comércio, estes saquinhos estão sempre presentes pelas suas propriedades de absorção, que são elevadas, protegem tecidos, equipamentos electrónicos e até mesmo a comida da humidade, evitando que se estraguem.

Após lerem este artigo sobre as suas propriedades e os usos que lhes podemos dar, aposto que deixarão de deitar fora estes saquinhos, passemos então às suas utilidades. Lembrem-se que a sua eficácia pode durar entre 60 a 90 dias, quando passar esse tempo basta colocar os mesmos a apanhar sol para ficarem como novos. Eles conseguem absorver até 40% do seu próprio peso em vapor de água.

Salvar um telemóvel molhado


Lembro-me de ter estado a trabalhar e, quando me dirigi a casa de banho, esqueci-me que tinha o telemóvel no bolso, o resultado já devem calcular não é… telemóvel na sanita logo! Muita gente tem destes tipos de acidente, poças de água, praias e piscinas, vemos logo a vida a andar para trás a pensar no trabalho, família, fotografias, notas importantes, estamos incontactáveis! Eu tive imensa sorte, além de a água estar limpa, não chegou até o interior do telemóvel, mas nem toda a gente tem a mesma sorte que eu. Já devem conhecer o truque do arroz, enfiar lá o telemóvel e esperar um ou dois dias para que o mesmo absorva a água. Nunca use um secador para salvar o pequeno aparelho pois muito provavelmente fica pior, uma vez que as temperaturas altas podem destruir o ecrã e o que a água não estragou.
O primeiro passo é remover cartões e bateria. Em seguida metam as peças todas dentro de um saco de plástico juntamente com vários saquinhos de sílica, esperando 12 a 48 horas para que a humidade seja absorvida o máximo possível.

Limpar as objectivas das câmaras fotográficas


Estas também sofrem com a humidade! Depois de um dia de trabalho ou lazer, na praia ou num lago por exemplo, ou zonas muito enubladas, é provável que a objetiva tenha algumas gotinhas de água ou humidade, presentes no ar. Pode colocar um saquinho de sílica sobre a objetiva, e dizem que também resulta com relógios! Já alguém tentou? Se sim digam de vossa justiça para pudermos comprovar se é ou não verdade.

Conservar livros, documentos, etc
Fácil, muitos saquinhos de sílica! Se estiverem guardados em caixa, basta colocarem uns quantos sacos, quanto mais melhor, e se o local for fechado mais eficaz será o trabalho destes pequenos amiguinhos. junto dos livros, este vai evitar que o cheiro a "velho" apareça.
Salve tudo o que mais necessita e ama!



Combate o mofo
Esta já conhecia e comprovo…
Quem habita zonas muito húmidas sabe o desconforto que é encontrar manchas nos móveis, como armários, gavetas e mesmo sapateiras, lugares estes que deviam estar sempre secos para conservar o conteúdo. Pois bem, saquinhos de sílica nesses espaços vai evitar a formação dessas manchas horríveis! Em quadros e fotografias, coloque um saquinho dobrado para evitar possíveis mofos.  É um desumidificador a baixo custo (muito baixo) e eficaz!

Mau cheiro do calçado
Acabou a história de deixar calçado na janela, especialmente no Inverno quando chove, estes saquinhos também ajudam a evitar aquele característico cheiro a chulé, ou para quem preferir, a queijo da serra hehehe. Coloque dois a três saquinhos em cada calçado que o cheiro, no mínimo, diminui!



Prata oxidada? Jamais!
Guarda talheres de prata ou outros artefactos do mesmo material? Ficam opacos com o tempo por causa da oxidação? Então basta juntar saquinhos de sílica onde os guarda! Prometem que protege as suas peças de oxidarem ou ficarem escuras. Ou pelo menos demoram mais tempo a ter este aspeto. Dizem que protege também jóias! Eu não sei mas não custa nada mesmo tentar não é?




Mas ainda há outras utilizações...

Em caixas de ferramentas, a sílica evita que elas oxidem e enferrujem.
Na hora de viajar, coloque alguns sacos dentro da bagagem.
Coloque um saco no painel do carro. Em dias de chuva, ele ajuda a manter o pára-brisas limpo e claro.
Um saquinho ou outro ajuda a que as flores sequem mais depressa.
Esconda alguns saquinhos nos parapeitos das janelas, para evitar a condensação.
Abra os sacos e sature o gel sólido com óleos essenciais, para criar um potpourri.
Para os coleccionadores de fitas de vídeo, seus VHS vão durar muito mais tempo com os saquinhos por perto.
Coloque uns quantos sacos no estojo da sua câmara fotográfica para evitar que se corroa internamente e para manter o equipamento em ordem.
Proteja o seu saco de desporto da humidade que promove o crescimento de fungos e bactérias que criam maus odores utilizando sempre alguns saquinhos de sílica.
Use um saquinho de sílica no necessaire para manter os seus fiéis produtos a salvo.


Sabem mais alguns truques? Estejam à vontade para comentar aqui!


Beijinhos,

Patrícia


Sem comentários:

Enviar um comentário