quarta-feira, 17 de junho de 2015

Alimentação e Carotenóides = Bronzeado Invejável!

Olá!





Sempre que se fala numa alimentação variada, apelamos a um prato rico em cores. Porquê? Porque quanto mais cores, mais ricos eles são na sua composição. Por exemplo, os frutos vermelhos e cor de laranja são muito ricos em anti oxidantes!
Ao fazer várias pesquisas, fui à procura de alimentos que possam ajudar a ter um bronzeado mais dourado e menos castanho, até que encontrei algo que desconhecia... Carotenóides.
Vamos ver de que é que se trata?


 Os carotenóides são um grande grupo de pigmentos solúveis em gordura. Estes pigmentos dão as cores amarela, laranja e vermelha aos alimentos. Já foram identificados mais de 600 Carotenóides e os mais abundantes são o Alfa, Beta e Gama Caroteno, Licopeno, Luteína, Beta-Criptoxantina, Zeaxantina e Astaxantina.
Os Carotenóides conhecidos são divididos por dois grupos: os Carotenos, que são pigmentos de cor alaranjada (cenouras) e não contêm oxigénio e as Xantofilas, que variam de cor amarela e vermelha e contêm oxigénio.

No organismo humano todos os carotenóides têm acção antioxidante e alguns (alfa e betacaroneto) são convertidos em retinol, uma forma activa da vitamina A e denominam-se Pró-Vitamina A.

Foram realizados vários estudos sobre eles e sugerem que uma dieta rica em carotenóides podem oferecer protecção contra certos tipos de cancros (pulmão, pele, útero e colo do útero, trato gastrointestinal), degeneração macular (a maior causa de cegueira), cataratas e outras doenças ligadas a acção dos radicais livres.

Alimentos que contêm Carotenóides:

Cenoura, Abóbora, Pimentão Vermelho e Amarelo, Inhame, Cará, Batata Doce, Azeitona Roxa, Tomate (incluindo sumo, sopa e ketchup), Repolho Vermelho, folhas verde-escuras como Brócolos, Espinafre, Alface, Aipo, Maçã, Damasco, Manga, Ameixa, Bagas, Melancia, Laranja, Tangerina, Nectarina, Gema de Ovo, Salmão, Marisco, …. Enfim e muitos mais!

É muito importante consumir estes vegetais juntamente com gorduras pois os carotenóides não são solúveis em água mas sim em gorduras! E melhora a absorção intestinal. Portanto não se esqueça do azeite e dos frutos secos.

A Luteína e Zeaxantina encontram-se, normalmente, nos brócolos, espinafres, mostarda, gema de ovo, pêssego e laranjas e agem como antioxidante no organismo, especialmente nos olhos. A luteína da dieta é fundamental para uma visão saudável.

A acção preventiva e/ou terapêutica dos carotenóides ainda é discutida nas seguintes doenças:

- Doença macular degenerativa;
- Asma;
- Cataratas;
- Cancro Cervical;
- Displasia Cervical
- Infecção por Clamídia;
- Doença cardíaca;
- Cancro da laringe;
- Cancro do Pulmão;
- Cancro da próstata;
- Osteoartrite;
- Candidíase Vaginal;

Entre outras.

Descobri também umas coisas sobre:
  • Betacaroteno – Pró-vitamina A, Antioxidante e estimula o sistema imunológico. A vitamina A desempenha um papel importantíssimo no papel da manutenção da boa visão;
  • Licopeno – Reduz o risco de cancros, especialmente do cancro da próstata. Contribui também para diminuir doenças cardiovasculares e cataratas;
  • Luteína e Zeaxantina – Presentes em alguns alimentos de cor verde escura, diminui o risco de degeneração macular (cegueira de idosos).
Está provado por um estudo feito na Universidade de Nottingham que os indivíduos com uma alimentação rica em Carotenoides tinha um bronzeado mais bonito e considerado mais saudável do que aqueles que não tinham os mesmo hábitos alimentares.

O hábito de fumar e/ou beber álcool pode baixar ainda mais o nível de carotenóides no sangue! Este é um facto estatisticamente COMPROVADO!
Deve ser por isso que praticamente não fumo agora...

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário