sábado, 13 de junho de 2015

Parabenos

Olá!
Já muitas vezes ouvimos falar de Parabenos não foi? Mas ainda muita gente não sabe bem o que é...
Indo de encontro à nova gama da Avon, os cremes NutraEffects, vamos ver o que são os Parabenos.

Parabenos - De acordo com o Food and Drugs Administration (FDA) do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo dos EUA, os Parabenos são uma classe de compostos químicos, normalmente utilizados como conservantes, principalmente em cosméticos. São ésteres do ácido p-hidroxibenzóico, um tipo de esteróie. Os tipos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno. a diferença entre estes é que cada um serve para um determinado tipo de solução: cremosa, oleosa, fluída, líquida, sólida...
São conservantes sintéticos (criados em laboratório) eficazes em muitos tipos de fórmulas, por isso são utilizados para eliminar micro-organismos. Na década de 80 a sua procura foi muito grande, uma vez que estes parabenos eram baratos e mais eficazes que os parabenos naturais.
Segundo o FDA, entre os produtos que podem conter parabenos estão maquilhagem, desodorizantes, hidratantes, loções, vernizes, óleos e loções infantis, produtos para o cabelo, perfumes, tinta para tatuagens e até mesmo cremes de barbear.




Várias pesquisas observaram que eles podem ser tóxicos para as células humanas. Entretanto, essas substâncias têm sido encontradas em cancros de mama.
A sua eficácia, em combinação com o seu baixo custo, a longa história da sua utilização, e a ineficácia das alternativas naturais (como o extrato de semente de toronja) explica porque são tão comuns. Alguns parabenos são encontrados naturalmente em fontes vegetais, como o metilparabeno que é encontrado em amoras, onde ele atua como um agente antimicrobiano.
Mas também podem ser encontrados em medicamentos e alimentos.
Os Parabenos oferecem proteção contra micróbios e outros microrganismos, com o intuito de garantir tanto a integridade do produto quanto a saúde do indivíduo que o usa. Mas não é bem assim que as coisas realmente acontecem.

Saúde

Parabenos e os seus Impactos

É um tema bastante polémico, e o principal motivo para isso é a discussão sobre se os seus compostos são ou não cancerígenos.

Em 2004 houve uma pesquisa que relacionava o desenvolvimento do cancro da mama com os parabenos, tendo sido encontradas altas concentrações nos tecidos retirados dos tumores mamários, levando em conta os xenoestrogénios fracos encontrados nos desodorizantes anti transpirantes. Este estudo deu origem a uma série de e-mails virais a informar os cidadãos que ao usar desodorizantes estavam a contribuir para o aparecimento da doença.
Nos dias de hoje a ACS (Sociedade Americana de Cancro) e a IARC (Agência Internacional pelo Estudo do Cancro) que faz parte da OMS (Organização Mundial da Saúde), afirmam que não existem provas concretas que possam relacionar os Parabenos com o desenvolvimento do cancro.
No entanto, há outros estudos que indicam que o uso de produtos que possuem Parabenos podem causar alergias cutâneas e o envelhecimento precoce da pele.


Os Parabenos possuem uma atividade estrogênica,que interfere no sistema endócrino de humanos e animais. Felizmente, estas subastâncias têm ganho muita relevância, uma vez que mesmo em doses muito pequenas pode afetar a saúde e o ambiente.



Evitar os Parabenos

A escolha sobre consumir ou não produtos compostos com parabenos é exclusiva do consumidor, mas na existência de alternativas é sempre prudente não correr riscos ao consumir compostos químicos que possam causar, mesmo que eventualmente, problemas à saúde.
Existem diversas opções no mercado que são totalmente livres de parabenos - portanto, são alternativas óbvias e mais seguras aos cosméticos comuns. A ideia é estar sempre atento à embalagem dos produtos. Dê preferência aos cosméticos naturais e que não contenham essa substância.

Consumo responsável, em primeiro lugar.


Beijinhos,

Pat

Imagens - Google, Fontes - várias

Sem comentários:

Enviar um comentário