terça-feira, 5 de abril de 2016

Arrumar o Frigorífico

Olá, hoje trago-vos umas dicas para não cometermos alguns erros no que toca a arrumar os alimentos no frigorífico, tantos erros que eu já cometi! Querem saber mais? Vejam lá o que eu encontrei...

Imagem Google

Alimentos Que não se Devem Guardar no Frio

Quando nós chegamos a casa com os alimentos do mês/semana a primeira coisa que fazemos é enfia-las no fresquinho mas sabem que mais? Está errado, há alimentos que não se devem guardar no frigorífico porque se deterioram e perdem qualidades. De seguida listam-se alguns desses alimentos:

Tomate: o frio danifica as membranas interiores deste fruto e transforma a polpa numa pasta insípida e pastosa. Assim, o melhor é guardar o tomate à temperatura ambiente e, no caso de ter cometido o erro de os ter guardado no frigorífico, retirá-lo um dia antes de o consumir já que recupera bastante do seu sabor.

Fruta de verão: apesar de não sofrerem tanto como o tomate, a fruta e os legumes de verão, no geral, não deverão ser guardados no frigorífico: pêssegos, melões, nectarinas, beringelas, courgetes, pimentos não reagem bem ao ser submetidos a um inverno súbito e o seu sabor “degrada-se” quando mantidos a menos de 10 graus.

Fruta tropical: frutos como o abacate, a banana ou o ananás também não se devem guardar no frigorífico. O abacate endurece fortemente quando colocado no frio, sendo preferível guardá-lo num local escuro e fresco. E o mesmo quanto à banana e ao ananás, frutas cuja exposição frio torna pastosas.

Pão, queijo seco, chocolate: um erro muito frequente é colocar o pão no frigorífico. Contrariamente ao que se pensa, endurecem muito mais rapidamente quando ali colocados do que se colocados numa caixa de pão. Quanto aos queijos secos, também não há porque colocá-los no frigorífico, ficam bem melhor envoltos em papel e guardados num local fresco. Também o chocolate não deve ser guardado no frio, a camada esbranquiçada que envolve o chocolate quando colocado no frigorífico revelam que a sua textura e sabor estão alterados.


Regras para um armazenamento correto

O armazenamento refrigerado ajuda a conservar os alimentos frescos e a retardar o aparecimento e desenvolvimento da maioria dos microrganismos nocivos. A temperatura ideal de um frigorífico é de 5ºC a nível das prateleiras do meio, sendo que a temperatura não é igual em todo o frigorífico. Tirar partido das diferentes temperaturas existentes permite assegurar um armazenamento optimizado dos seus produtos alimentares.

Carne e peixe fresco: o ponto mais frio do frigorífico é na prateleira do fundo logo acima das gavetas dos legumes (2ºC). Este será o local indicado para colocar carne e peixe frescos e estaremos também a evitar o gotejamento sobre outros alimentos.

Ovos, leite e derivados, restos, bolos e produtos que mencionam “refrigerar depois de aberto”: as prateleiras do meio (4-5ºC) e as de cima (8ºC), são o local indicado para guardar os ovos, leite e derivados, restos de refeições, bolos e os produtos que mencionam na embalagem “refrigerar depois de aberto”.

Frutas e legumes: As gavetas inferiores (até 10ºC) são intencionalmente concebidas para manter os legumes e frutas que podem ficar danificadas com temperaturas inferiores.

Bebidas, mostarda e manteiga: os compartimentos ou prateleiras das portas são o local menos refrigerado do frigorífico (10-15ºC) sendo idealizadas para armazenar produtos que exigem apenas um ligeiro arrefecimento, como sejam as bebidas, a mostarda ou a manteiga.


Regras de utilização e manutenção

Não é aconselhável colocar demasiados alimentos no frigorífico:
Quando cheio, até ao ponto de não existir mais espaço entre os diferentes alimentos, o ar não consegue circular e a distribuição da temperatura ficará afectada. Se houver a formação e acumulação de gelo o frigorífico não funcionará eficazmente.

Descongelar regularmente e lavar:
O gelo retira espaço para a colocação dos alimentos. É aconselhável descongelar o frigorífico regularmente, utilizando água quente com um pouco de vinagre para eliminar odores desagradáveis.

No verão, mais frio:
No verão temos de regular a temperatura do frigorífico para valores mais frios do que os necessários durante o inverno. As portas devem estar sempre bem fechadas e só devem ser abertas quando necessário, devendo ser fechadas o mais rapidamente possível.

Acondicionar correctamente:
Devem embrulhar-se ou tapar os alimentos de modo a evitar perdas de frescura e de sabor. As sobras ou restos devem ser colocadas em recipientes limpos, de baixa profundidade e tapados. Não devem ser colocadas grandes quantidades de alimentos quentes no frigorífico, já que isso irá implicar um aumento da temperatura; é preferível deixá-los à temperatura ambiente, até arrefecerem: todo e qualquer alimento cozinhado deve ser colocado no frigorífico dentro de um período de duas horas após ter sido servido.

Entrar e sair por ordem:
É importante não esquecer a regra “o que primeiro entra no frigorífico, primeiro deve sair”. Ao arrumar os alimentos no frigorífico, os produtos recém adquiridos devem ser guardados atrás dos que já lá existiam. Este método ajuda a assegurar que consumimos os alimentos antes de expirar a data de validade e assim, a reduzir a quantidade de comida deitada fora.

Respeitar os prazos de validade:
É importante não esquecer que os alimentos são mantidos frescos e seguros no frigorífico apenas durante o tempo indicado no rótulo da embalagem. Em caso de dúvida sobre um alimento, ou de há quanto tempo ele se encontra no frigorífico é melhor deitá-lo fora. Ter um termómetro no interior do frigorífico é também muito útil, uma vez que assim sendo, pode ter sempre a certeza que o seu frigorífico mantém a temperatura adequada.


Espero que estas dicas vos ajudem a poupar o esforço do vosso frigorífico, os alimentos e até mesmo na energia consumida!

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário