sábado, 9 de abril de 2016

Bebé - Banheira ou Balde?



Olá!

Hoje trago-vos uma questão importante sobre o banho do bebé que aprendi em workshops com enfermeiras especialistas no assunto. Quando se trata de um bebé, quanto mais simples for, melhor! Uma banheira é o ideal para a higiene da criança por vários motivos, a começar com o espaço de manobra!


Agora o balde, desculpem-me as empresas mas ninguém inventou o balde que vemos à venda, conhecido como banheira shantala, este meio é milenar da Índia, mas já lá vamos.
Primeiro não é prático, apesar de também não ser perigoso desde que seja manuseado com atenção e cuidado, é preciso ter espaço para lavar bem o bebé, especialmente nas zonas que estão mais raspadas e susceptíveis a humidades e bactérias, sim o rabinho e afins. Estão a imaginar o bebé enroladinho no balde como se estivessem na barriguinha da mãe? Oh sim, efectivamente para eles isto é um mimo, encolhidos e rodeados de água, Mas que mimo, voltam por momentos à barriguinha da mãe. Como é que vão lavar o rabinho e as perninhas em condições? Não, isto não me convence. Agora, vamos ao real propósito do balde.

Como disse uma enfermeira "podem ir buscar um vaso de plantas às lojas dos chineses porque o efeito é o mesmo e poupam muito dinheiro" isto pode parecer muito rude, mas na verdade não é, porque as empresas foram buscar este conceito a países pobres da Índia onde usam mesmo vasos, não há cá estas coisas de baldes xpto como temos cá. Dizerem que é bom porque o bebé se sente seguro, é como se estivesse na barriguinha da mãe, etc etc etc, é tudo marketing. É tudo para venda. A realidade é que na Índia usam este método como terapia. A intenção é que quando o bebé está a sofrer com cólicas, seja posto no baldinho sentado, rodeado de água morninha e a mamã ou o papá ou alguém lhe faça as massagens circulares no sentido dos ponteiros do relógio para aliviar as cólicas.
Claro que cada um decide o que mais gostar, apenas deixo aqui o que aprendi num workshop que efectivamente adorei, por várias razões e uma delas foi ter uma enfermeira moderna mas sábia pelos bastantes anos de obstetrícia e partos que tem.

Para mim quanto mais simples melhor.

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário