quarta-feira, 6 de abril de 2016

Chocolate!

Olá!
Vocês conhecem a história do Chocolate? E sabem que efeito tem em nós?

A história do chocolate é curiosa...

Sabiam que antigamente não era considerado um alimento? Pois, era muito usado em celebrações, rituais e era também usado como moeda! As civilizações Azteca e Maia (onde hoje se encontram o México e a Guatemala) estão na sua origem. Nessa altura o chocolate era considerado um presente dos deuses que trazia sabedoria e poder para quem o consumisse durante os rituais.
Os seus povos torravam as sementes de cacau e misturavam com outras iguarias como a pimenta, o resultado era um sabor diferente do que nós conhecemos hoje (completamente diferente) e tinha uma consistência líquida, nhami!
Quando a Espanha invadiu a América, levou o chocolate para a Europa e este foi sofrendo alterações nos mosteiros espanhóis. No entanto na Suíça juntaram-lhe açúcar e leite e passou a ter um sabor e consistência diferentes.
Com o passar dos anos, actualmente temos todo o tipo de chocolates e com todas as formas e feitios possíveis. Hoje é um dos maiores sucessos mundiais.

Querem saber que Efeitos o chocolate tem sobre nós?

Ele proporciona sensações de Prazer. Segundo os nutricionistas ele possui uma substância com o nome de metilxantina que proporciona a sensação de bem-estar. Por incrível que pareça, parece que pode criar dependência!
O aumento da produção de fenilfetilamina (uma das substâncias do grupo das endorfinas) também está associado ao aumento do bem-estar e das sensações de prazer que este proporciona. No entanto, as reacções estimulantes não são causadas pelo chocolate mas sim pela cafeína presente que equivale a cerca de 5% de uma chávena de café.
Dizem que o chocolate tem poderes afrodisíacos e acção antioxidante, o que melhora o sistema circulatório e diminui a pressão sanguínea.

Uma curiosidade querem?

Estudos recentes apontam para que o consumo moderado de chocolate, especialmente amargo, pode contribuir para a saúde humana!

E esta? Eu que não me dou muito bem com chocolates desde que o pimpolho nasceu... e com o segundo não vejo melhoria no gosto e consumo de chocolate... enfim mais fica para vocês!

Ainda descobri umas coisas sobre o chocolate branco mas... Deixemos para outra altura.

Actualização a 15-04-2016

O chocolate pode estar igualmente associado à melhoria das funções cognitivas cerebrais, os estudos mostraram que é benéfico para a memória visual e espacial, de trabalho e raciocínio. Isto dá-se devido à acção dos flavonóides e das metilxantinas presentes no cacau.
Podem ver mais aqui.

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário