terça-feira, 12 de abril de 2016

Combater o Colesterol

Olá!


Sabemos que este é um problema que afecta cada vez mais a população Mundial... Especialmente agora que, em Portugal, foi realizado um estudo que, as pessoas para poupar tempo e, por vezes, mais dinheiro, consomem mais comidas pré-preparadas...

Então vamos falar de colesterol!

O mau colesterol é, cientificamente, conhecido como LDL e é prejudicial ao organismo porque este se acumula nas paredes das artérias até impedir completamente a passagem do sangue o que causa enfartes e derrames.
Mas a Pat encontrou Doze Soluções para melhorar os nossos níveis de colesterol.

1 – Tenha cuidado com as gorduras “invisíveis”, elas estão presentes no iogurte, queijos, (mozzarella e parmesão), leite gordo (prefira o magro), e nos enchidos (salpicão, salsicha, salame…).

2 – Fuja da gordura vegetal hidrogenada. 
Trata-se da antiga gordura trans, que, além de aumentar os níveis de mau colesterol, diminui o nível de colesterol bom (HDL). Está presente em margarinas, biscoitos, batatas fritas, gelados e snacks salgados. Em países como a Suiça e a Dinamarca é proibida.

3 – Diminua o consumo de gordura saturada. Esta gordura é encontrada em produtos de origem animal (principalmente na gordura da carne vermelha e pele de aves) só aumenta o nível de colesterol.

4 – Leia os rótulos. Quando lemos as embalagens só vemos as calorias mas ignoramos a informação sobre a gordura, igualmente prejudicial quando ingerida em excesso.

5 – Opte pelas carnes magras. Peixes e Aves são bem vindos mas, no caso do frango, não se esqueça de retirar a gordura e a pele antes de cozinhá-lo.

6 – Invista no peixe. Este possui propriedades naturais redutoras de colesterol. Duas proporções por semana são suficientes.

7 – Prefira grelhados, assados ou estufados. Evitar os fritos permite controlar melhor as calorias. E a obesidade também está relacionada com o aumento do LDL. Outras restrições na ementa são comidas pré cozinhadas e molhos prontos a usar.
8 – Coma mais verduras e legumes. Só uma vez por dia não é suficiente, é preciso comê-los ao almoço e ao jantar. Para além do prato de salada, faça sopas, legumes estufados e cozidos.

9 – Troque a sobremesa doce por fruta. Ricos em antioxidantes, os frutos controlam o colesterol mau. Prefira os ricos em Vitamina C como a laranja ou o abacaxi, e os vermelhos, como a melancia ou o morango.

10 – Acrescente fibras à sua dieta. Vários estudos mostram que o consumo regular de fibras reduz os níveis de colesterol. Pão, aveia feijão grão de bico e ameixa são óptimas opções

11 – Faça exames regularmente. Toda a gente precisa do acompanhamento de um cardiologista. O ideal é marcar pelo menos uma consulta por ano, na qual o médico prescreve exames de rotina. 

12 – Pratique actividades físicas. Exercícios como caminhada, musculação e ginástica aeróbica alteram a produção das enzimas que regulam as taxas de mau colesterol no sangue e quanto mais exercício físico fizer, mais rápidos serão os resultados. Anime-se!


Vamos lá melhorar a nossa alimentação e a nossa saúde! Se soubermos procurar bem podemos encontrar alimentos saudáveis a bons preços! A crise afecta todos mas não podemos deixar que afecte a nossa alimentação, não só pelo colesterol mas por tudo, uma boa alimentação é meio caminho andado para mais optimismo numa altura em que vivemos com pessimismo... Força!

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário