sexta-feira, 8 de abril de 2016

Cheque Dentista Grávida

Olá!
Esta gravidez agora até calhou bastante bem, precisava de uma manutenção na boca e já não sabia que fazer pois estava a espera de consulta do Serviço Nacional de Saúde, assim que me vi com o cheque dentista na mão e encontrei uma clínica que achasse merecedora da minha confiança, tratei de tudo.
Futuras mamãs, não tenham medo, procurem em fóruns e sites opinião de outras mamãs, foi o que eu fiz e não me arrependo nem um pouco de ter seguido a pessoa que me aconselhou. Sou muito muito mariquinhas, especialmente quando vou a um dentista pela primeira vez, mas esta senhora tratou-me super bem, adorei e acho que já estou fidelizada!

Esta semana tive a minha segunda consulta, isto é, o meu segundo cheque, a ordem é para voltar apenas depois do parto para acabar os tratamentos uma vez que terei de fazer raio-x, espero mesmo que os dentes aguentem! Adiante, segundo a minha médica, três cheques dentista equivalem a seis tratamentos, incluindo a limpeza pois ela disse na primeira sessão que eram obrigados a fazer, ou seja eu vou neste momento com quatro tratamentos e faltam apenas dois.
Atenção mamãs, escolham bem o dentista e vejam todas as opiniões, assim que o primeiro cheque é validado, não podem mudar de dentista, os três cheques só podem ser usados numa única clínica.

Há especialistas que defendem que a gravidez não enfraquece os dentes e que não é motivo para justificar as cáries, pelo menos não só, pois associada a uma fraca higiene oral é compreensível que não haja dente que sobreviva. E o bebé não rouba o cálcio à mãe, pois este está presente de forma estável e cristalina nos dentes.
Sim a gengiva sangra mais na gravidez devido às alterações hormonais. Por favor, não se automediquem, podem tomar coisas que prejudicam o bebé, consultem sempre um especialista. Podem realizar qualquer tipo de tratamento dentário mesmo que haja necessidade de anestesia, uma vez que é muito mais prejudicial para o bebé uma infecção dentária do que um tratamento, pois o bebé pode ser infectado por meio de microrganismos provenientes de doenças como a cárie e outras doenças periodontais.

Ou seja, os hábitos de higiene têm que prevalecer sempre, seja grávida ou não, mas especialmente quando a mulher está grávida. É sempre bom usar um elixir, e preferência que não contenha álcool na sua composição, dizem que fazem mau hálito, eu cá não sei. Utilizem uma pasta de dentes adequada à vossa boca, infelizmente eu tenho de usar pasta de farmácia durante os próximos tempos. Muita mas mesmo muita atenção às cáries. As bactérias libertas por dentes danificados podem ser um grave problema uma vez que podem contaminar o feto.

Entretanto podem sempre consultar o site da OMD (Ordem dos Médicos Dentistas) aqui.
Está também disponível uma apresentação PDF que podem consultar aqui.


Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário