quarta-feira, 27 de abril de 2016

Medicamentos e Amigos

Olá a todos, hoje vim falar de uma coisa que todos costumamos fazer e que não devíamos... Sim estou a falar de tomarmos os medicamentos por indicação dos amigos, eles dizem "Eu tomo e só me faz bem" mas isso não quer dizer que faça bem aos outros seja amigo ou familiar! Eu não sou perfeita, também já caí no erro de aceitar medicamentos de amigos e familiares que não me fizeram lá muito bem, nada de grave mas podia ter sido pois estas coisas não acontecem só aos outros!

É preciso ter muito cuidado quando nos pomos a ingerir certos tipos de medicamentos sem indicação médica, podemos ter graves problemas, vamos ver o que a Pat descobriu...



- Anticoncepcionais
A nossa melhor amiga diz que a pílula que toma não a faz engordar e que parece estar a resultar, pois não caiam na asneira de perguntar o nome e ir a correr comprar sem indicação médica!
A escolha dos medicamentos Anticoncepcionais não é feita por acaso, é muito arriscado auto medicar-se com uma pílula especialmente se for uma mulher com propensão para doenças coronárias, fumadoras e com hipertensão.

ACONSELHE-SE SEMPRE COM O SEU MÉDICO GINECOLOGISTA!

- Ansiolíticos
Estes só podem ser tomados com receita médica! Para muita gente podem parecer milagrosas ao devolverem-nos o equilíbrio e o bom humor MAS não podem ser ingeridos de ânimo leve!
Estes medicamentos são susceptíveis a provocar dependência química, sonolência, alterações de humor e de memória!

- Anti-gripais
Quando a gripe ataca e a tosse não nos deixa dormir uma noite descansada entramos num estado em que somos capazes de qualquer medicamento para amenizar o sofrimento, até mesmo ir bater à porta do nosso vizinho em busca dos comprimidos milagrosos! Tenham muito cuidado!
O antigripal errado pode causar taquicardia, perda de reflexos, sonolência e reacções alérgicas!

- Analgésicos e Antipiréticos
Quem de nós não tem sempre na mala um daqueles comprimidos que curam as dores de cabeça repentinas ou febre? E quem nunca os ofereceu a uma amiga? Eu confesso que já mas...
Estes são medicamentos de venda livre na farmácia é verdade mas, mesmo assim, devemos ter muito cuidado com eles, a sua ingestão sem a supervisão médica podem causar graves alergias e até mesmo hemorragias!

- Anti-histamínicos
Sabia que tipo de alergia tem as suas particularidades e o resultado da medicação pode variar de pessoa para pessoa? É por isso mesmo que nós não devemos aceitar nenhum vindo da parte dos nossos amigos ou familiares. Assim que a alergia se instalar procurem um médico para lhes receitar o medicamento mais adequado ao vosso organismo!
A ingestão incorrecta deste tipo de medicamentos pode, em casos extremos, levar à morte!

- Inibidores de Apetite
Estamos quase no início do verão e ainda temos aquele pneuzinho inestético (podem ver dicas de combate em Ventre Liso) que nos envergonha quando vamos à praia e começamos a pensar... Será que o Inibidor de Apetite da minha amiga funciona comigo? E lá vamos nós correr para comprar um igual, eu pessoalmente nunca tomei nada do género, mas isso está errado! A tentação de o fazer é muita e o esforço é mínimo, no entanto os riscos deste medicamento podem ser muito perigosos.
Há a possibilidade de criar dependência química, taquicardia, alucinações e alterações de humor.

PEÇA SEMPRE CONSELHO A UM ESPECIALISTA NUTRICIONAL!

- Anti Depressivos
Tal como o próprio nome indica, estes são destinados a combater estados de depressão e os transtornos de ansiedade. Só podem ser vendidos mediante receita médica mas há por aí muita gente que os toma "emprestados".
Pois bem, para essas pessoas, tomem nota do que pode acontecer sem antes consultar o seu médico: sonolência, alterações de humor e de memória, alucinações e boca seca!

- Anti-Hipertensivos
A sua pressão arterial sofreu uma subida brutal?
Desloque-se para ser observado por um especialista! Tomar este tipo de medicamentos a indicações de terceiros não são a solução para os nossos problemas, muito pelo contrário podem criar mais!
Estamos a falar de alterações nos rins, inchaço nas pernas, reacções alérgicas e descida brusca da tensão arterial!

- Antibióticos
Apesar de um antibiótico ter funcionado connosco isso não significa q funcione com outros, mesmo familiares! Cada caso é um caso e este tipo de medicamento é muito forte pelo que deve sempre ser receitado por um médico!
Caso contrário o que lhe pode acontecer é ter reacções alérgicas, diarreia, vómitos e dores abdominais agudas!

- Anti-inflamatórios
Estamos a meio de um dia de trabalho ou de escola e aparece aquela dor de garganta que nos chateia e em que pensamos nós? Vamos logo pedir a alguém que nos dê um anti-inflamatório para reduzir o mau estar mas isso está errado!
Tomar um destes medicamentos de forma inadequada pode causar reacções alérgicas, problemas renais e hemorragias gastrointestinais.

Já sabem muito bem que seja qual for a situação temos a nosso dispor da Linha de Saúde 24 - 808 24 24 24.
São sempre simpáticos e ajudam-nos quando precisamos e fazem as perguntas certas e indicam-nos o método mais correcto desde que sejamos sinceros na resposta as perguntas!

Minha gente, muito cuidado, só nós somos responsáveis pelas decisões que tomamos e se não cumprirmos os mínimos de segurança, também não poderemos culpar os especialistas por erros nossos! Uma coisa é negligência médica, outra é negligência da nossa parte!

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário