quinta-feira, 28 de abril de 2016

Lavanda Lavanda Lavanda

Olá

Hoje a Pat esteve a arrumar a casa. Estou de rastos, mexe daqui, tira dali, põe acolá… enfim resultou numa boa angariação de espaço com muita roupa para dar a outras pessoas, e muita para guardar para quem aí vem. Amanhã já vai alguma embora e o resto lá há-de ir. 

Seja como for vamos ao que interessa, cheia de dores no corpo de tanta ginástica, fui tomar um belo banho com o meu belo gel de Lavanda, adoro Lavanda! Depois ainda tinha muitas dores nos pés, super inchados e doridos e então não há nada melhor que pôr os pezinhos de molho em água bem quentinha durante uns minutos. Claro que comigo não é só água, tem de levar as minhas belas pastilhas efervescentes de...Lavanda! Mas que maravilha! E logo a seguir uma massagem com um belo creme relaxante de… Lavanda!
Para terminar, acabei de lavar o chão e a minha casa cheira a… ora tentem adivinhar? Lavanda sim senhora! 

Com isto tudo pensei…
Mas porque será a Lavanda tão usada como meio relaxante? É tão utilizada cosmeticamente? Todos sabemos que é muito utilizada em aromaterapia, mas porquê? Então a Tisha foi fazer os trabalhos de casa e foi matar a curiosidade, vamos ver? 



Lavanda é também muito conhecida por Alfazema e crescem em jardins. Quando utilizadas em potpourris (saquinhos de tecido de algodão) as pessoas metem nas gavetas para dar cheiro à roupa e afastar insetos e parasitas.
O cultivo comercial da planta é para a extração dos óleos das flores, caules e plantas, que são utilizados como anti-sépticos, em aromaterapia e na indústria de cosméticos. 
Como produto terapêutico, em infusão, deve ser evitado o uso contínuo, podendo produzir excitação em dose tóxica.
O óleo essencial da Lavanda já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insónias, calmante, relaxante, dores, etc.). De facto a palavra Lavanda vem do latim Lavandus que significa Lavar. 

Esta continua ainda hoje a ser um dos aromas de eleição para as roupas, armários, sabonetes e afins. Tradicionalmente, ela era inalada para aliviar a exaustão, a insónia, irritabilidade e até mesmo a depressão. 
Lavanda tem um aroma doce, floral e herbal, com uma nota balsâmica. As suas propriedades são anti-séptica, estimulante da circulação, aliviador de espasmos musculares e caibras. 

Usos da lavanda: 
Lavanda está entre os mais seguros e mais amplamente usados dos óleos aromaterapêuticos. Alivia dores musculares, enxaquecas e outras formas de dor de cabeça e combate inflamações. Também é um dos óleos essenciais mais anti-sépticos, tratando muitos tipos de infecções, entre as quais pulmonares, respiratórias, vaginais e especialmente candidíases. 

Lavanda é adequada para todos os tipos de pele. Cosmeticamente, parece servir como regeneradora de células, ótima em cicatrização e estrias, e supostamente retarda as rugas. Usada em queimaduras, queimaduras de sol, feridas, lesões de pele e infecções cutâneas.

Lavanda também é usada para indigestão e cólicas, e estimula a imunidade. Das diversas fragrâncias testadas por pesquisadores da aromaterapia, a lavanda é a mais efetiva em relaxar as ondas cerebrais e reduzir o setress. Também reduziu em quase 25% os erros de pessoas que trabalham no computador, quando usada para perfumar escritórios. 

Curiosidades...

Uma lenda cristã diz que a lavanda originalmente não tinha cheiro, mas que desde que a Virgem Maria secou as fraldas do Menino Jesus sobre folhas da planta, ela ganhou um perfume celestial. O óleo essencial de lavanda é conhecido hoje por suas muitas aplicações aromaterapêuticas.

Na era vitoriana, as mulheres a usavam em travesseiros, que cheiravam para se recuperar os desmaios causados pelos corpetes apertados.



Ainda havia muito para contar sobre a Lavanda, no entanto já viram os variados usos que ela tem? 

Eu sou Fã!



Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário