terça-feira, 19 de abril de 2016

Choque Anafilático

Olá!

Depois de fazer a pesquisa das Medusas decidi procurar um pouco sobre o Choque Anafilático que uma pessoa pode sofrer com o contacto de uma Medusa mais perigosa e decidi falar deste tema em primeiro lugar.

Afinal o que é? Vou falar-vos mesmo sobre isso para que possam estar prevenidos nestes casos.


Imagem google
A Anafilaxia é uma reacção alérgica sistémica, severa e rápida a uma certa substância alergénica. É caracterizada pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação sanguínea. Pode ser acompanhada de Edema da Glote. A reacção anafilática pode ser provocada mesmo por quantidades minúsculas de uma substância alergénica.

O tipo mais grave é mesmo o Choque Anafilático e termina, geralmente, em caso de morte caso não seja logo tratado. Isto acontece porque há uma rápida constrição das vias aéreas que, muitas vezes, ocorre numa questão de minutos após o início do ataque. quanto mais rapidamente o apoio médico chegar podem ser salvos preciosos minutos de vida. Este é mesmo o único dos primeiros socorros a ter num choque destes.

A ventilação assistida é frequentemente ineficaz mas deve ser tentada caso a vítima pare de respirar. A frequência cardíaca pode causar taquicardia e, eventualmente será assim indicada por apresentar um risco menor para a pessoa.

Os sintomas podem incluir stress respiratório, hipotensão (baixa pressão sanguínea), síncope(desmaio), coma, urticária, angioedema (inchaço da face, pescoço e garganta) e coceira.
Os sintomas estão relacionados à acção da imunoglobulina e da anafilatoxina, que agem para liberar histamina e outras substâncias mediadoras de  granulação . A histamina induz à vasodilatação e a broncoespasmo (constrição das vias aéreas), entre outros efeitos.


É sempre útil saber estas coisas.

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário