sexta-feira, 1 de abril de 2016

Dia das Mentiras



Olá!



Bem todos sabemos que hoje é o famoso Dia das Mentiras, mas já se perguntaram como nasceu esse dia? O que não faltam são histórias, então vou seguir-me pela mais antiga que pude encontrar.


França - Desde o começo do século XVI que o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a Primavera, e as festas duravam uma semana até ao dia 1 de Abril. Em 1564 o rei Carlos IX de França adotou o calendário georgiano, determinando que o Ano Novo seria festejado no dia 1 de Janeiro. Uma parte do povo não reagiu bem e opôs-se à mudança, continuando a festejar egundo o calendário antigo. Então outros gozavam e ridicularizavam quem não seguia a decisão do Rei, criando então convites de festas que não existiam e a enviar presentes esquisitos, acto que ficou conhecido como plaisanteries.

Fonte - Wikipédia


Carlos Collodi - Criador do Pinóquio faleceu a 1 de Abril de 1890, tendo ficado como o dia das mentiras.
"Ao associar-se a data à história do rapaz que via o nariz crescer sempre que escapava à verdade, pretendeu-se, assim, enaltecer a genial criação do autor italiano, capaz de resistir à passagem dos anos, e, ao mesmo tempo, celebrar a altura em que todos poderiam expressar a sua faceta mais inventiva, mentindo descaradamente ou simplesmente pregando partidas a amigos e familiares."

Podem ler mais sobre esta notícia aqui.


Há muitas mais histórias sobre o nascimento desta "tradição" em que passamos o dia a mentir (como se uma parte das pessoas não o fizesse durante o ano inteiro), no fundo para mim este dia nasceu da brincadeira, não da mentira em si mas das partidas

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário